O Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (14), será de calor intenso em todo o Pará, de acordo com dados da Diretoria de Meteorologia e Hidrologia, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Em Belém, as temperaturas devem chegar aos 34ºC no domingo, dois graus a menos que a máxima esperada para a região sudeste, que deve registrar a temperatura mais elevada em todo o estado neste fim de semana.
Segundo a Diretoria de Meteorologia e Hidrologia (Dimeh), a tendência é que o restante do semestre deva continuar com altas temperaturas e baixos índices de chuva em todo o estado.
O diretor da Dimeh, Antônio Sousa, explica que apesar do fim do fenômeno climático El Niño, que reduz os índices de chuva na região, as temperaturas devem continuar elevadas e com altas taxas de evaporação até meados de outubro.
Os meses de julho a setembro estão entre os mais secos do estado, elevando as temperaturas máximas diárias, principalmente nas regiões sudeste, sudoeste, nordeste e região metropolitana de Belém, devido à pouca ocorrência de chuva.
A Sala de Situação para monitoramento e previsão meteorológica e hidrometeorológica da Semas detectou uma massa de ar seco em grande parte do Pará, desde julho, que contribui para a redução das chuvas. Segundo os meteorologistas, esse calor só deve reduzir em meados de outubro, quando o período chuvoso deve começar com índices pluviométricos de 100 mm a 150 mm ao mês.
Do G1
Comentários com Facebook