A Vale é a maior produtora mundial de minério de ferro e pelotas, matérias-primas essenciais para a fabricação de aço.
O minério de ferro é encontrado na natureza na forma de rochas, misturado a outros elementos. Por meio de diversos processos industriais com tecnologia de ponta, o minério é beneficiado para, posteriormente, ser vendido para as indústrias siderúrgicas.
Na construção de casas, na fabricação de carros e na produção de eletrodomésticos, encontra-se um pouquinho do minério de ferro produzido pela Vale.
O que são pelotas?
Pelotas são pequenas bolinhas de minério de ferro usadas na fabricação do aço. Elas são feitas com uma tecnologia que utiliza os finos gerados durante a extração do minério, antes considerados resíduos.
Para que elas servem?
As pelotas são usadas na fabricação do aço, que é utilizado em pontes, carros, aviões, bicicletas, eltrodomésticos e muito mais. Mas, antes, o minério passa por um alto-forno, que só funciona com a circulação do ar.
Por esse motivo, o material precisa ser grande o suficiente para que haja espaço entre seus pedaços.
Além disso, o minério deve ter resistência para não ser esmagado e obstruir o alto-forno. Assim, a produção de pelotas é fundamental para a fabricação do aço.
Esta é a função da Nova Usina de Pelotização da Vale, a Usina 8. Saiba mais na nossa página especial.
Nossas minas estão concentradas no Brasil, onde operamos também plantas de pelotização. Temos duas usinas pelotizadoras em Omã e participação em joint ventures na China para a produção de pelotas, pequenos aglomerados de partículas de ferro.
Carajás
É a maior operação da Vale, localizada no norte do Brasil, na Amazônia. O minério de Carajás é considerado o minério de ferro de melhor qualidade do mundo.
Como?
Transformar o minério de ferro em material utilizável é
um longo processo. Conheca as etapas de produção de
minério de ferro em nosso infográfico interativo.
Fonte: Vale
Comentários com Facebook