A direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra recebeu a visita do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira e do presidente nacional do Incra, César Aldrighi no assentamento Terra e Liberdade, atingido por um incêndio de grandes proporções durante a noite do último sábado (9) na Palmares II.
Nove pessoas morreram por causa da tragédia ocasiada por causa da instalação de uma antena de internet.
De acordo com informações da Polícia Civil, durante a instalação do equipamento, a haste da antena teria tocado na fiação de alta tensão, provocando assim uma descarga elétrica que passou pela cerca de arame formando uma espécie de cordão de fogo, incendiando vários barracos.
O ministro Teixeira disse que a proposta do governo é fazer um levantamento de áreas públicas com finalidade de assentar as famílias da área. “Faremos o cadastro, buscando alternativas de transferência para um local adequado para que definitivamente possam continuar produzindo alimentos para o povo brasileiro”.
Ele disse ainda que as negociações com a comunidade vem ocorrendo desde julho no intuito de evitar conflitos de terra. “Vamos continuar a implementar os compromissos do Governo Federal assumidos com essas famílias, que têm o direito de serem atendidas dentro do programa de reforma agrária brasileiro”.
A reunião determinou que deve ser feita uma checagem de terras públicas para assentar as 2.500 famílias, que devem ser cadastradas. O rastreio das terras deve ser feito pelo poder municipal para fazer a retirada dessas pessoas do local onde ocorreu o acidente, segundo o Ministério.
Comentários com Facebook