Pesquisa indica aumento de 90% nos postos de trabalho deste setor.
Estilistas e modelos do Pará ganham espaço em um mercado disputado.

(Foto: Anderson Silva / Agência Pará)
A produção de moda no Pará está em pleno desenvolvimento. Novos estilistas surgem e quem já está no mercado há mais tempo inova ao acrescentar a identidade regional ao processo criativo de desenvolver figurinos que ganham as passarelas e as ruas.
Essa tendência de crescimento da moda paraense é confirmada por uma pesquisa da Federação de Indústrias do Rio de Janeiro, a qual mostra que os postos de trabalho no setor de economia criativa, onde a moda está inclusa, aumentaram 90% nos últimos dez anos.
Segundo os historiadores, a ideia de usar roupas melhores, com novos cortes e tecidos surgiu na Europa durante a Idade Média. Desde então, a moda se espalhou pelo mundo e se adequou as peculiaridades e necessidades de cada local. No Pará não foi diferente e o estado já possui marcas exclusivas.
Graça Arruda, por exemplo, é estilista há mais de 12 anos e criou a própria marca. Na última coleção misturou a moda com a culinária regional ao usar cuias como acessórios.

concurso do Menina Fantástica.
(Foto: Reprodução/TV Liberal)
O fortalecimento da moda paraense também beneficia outros profissionais. Que o diga Tayná Carvalho. A jovem modelo belenense tem a agenda cheia de compromissos, no Brasil e no exterior, desde que venceu a terceira edição do concurso “Menina Fantástica”, há seis anos. Do G1 PA
Comentários com Facebook