A natureza exuberante da praia do Farol, localizada no distrito de Mosqueiro, será o cenário de um grande evento de esportes radicais que se inicia na próxima quinta-feira, 27, e se estenderá até o dia 01 de dezembro. É o projeto “Moca Radical”, idealizado pela Federação Paraense de Surf (FEPASURF), com apoio da Prefeitura de Belém, Governo do Estado e Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo), que abrange inúmeras modalidades esportivas.
No campeonato de surf os participantes poderão inscrever-se nas seguintes categorias: master, junior, mirin, feminino, sup-surf e open, sendo esta última a categoria que irá eleger o representante do Pará no campeonato de surf na Pororoca 2015,classificação que até o ano passado era realizada no município de Salinópolis, no nordeste paraense. Além disso, o vencedor será premiado com uma moto 0Km. Sete Juízes da Confederação Brasileira de Surf (CBS) irão julgar os candidatos.
A programação inclui ainda apresentações culturais, baterias de surf noturno, escolha da garota surf, campeonato de skate, provas de stand-up pedal com circuito que sairá da praia do Murubira até a praia do Farol, além de competições de slack line. A Escola de Surf Itinerante da Pororoca também estará no local oferecendo aulas gratuitas de surf e stand-up pedal para o público em geral.
Segundo o presidente da FEPASURF e da Abraspo, Noélio Sobrinho, o evento faz com que Mosqueiro entre na rota do turismo nacional. “Mosqueiro é a única praia de água doce do mundo, que se tem notícia, em que se pode praticar o surf e outros esportes radicais. É um fato que chama atenção, é algo diferente. Esse evento vem para fomentar o turismo na região e também oferecer novas opções de esporte, lazer e cultura para a população”, explica Sobrinho.
A estimativa é de que 150 atletas dos estados do Maranhão e Rio Grande do Norte, além do Pará, participem das competições que foram escolhidas para serem realizadas no mês de novembro, que segundo Noélio Sobrinho, “é o período do ano em que a ilha é mais sujeita a receber ventos fortes e ondulações que podem chegar a 4 pés de altura, o que possibilita um espetáculo de manobras radicais”.
Inscrições
As inscrições para as diversas modalidades da programação começam na quinta-feira, 27, no final da praia do farol. Para que a inscrição seja efetivada o candidato deverá filiar-se à FEPASURF durante o Congresso Técnico de Surf que ocorrerá no mesmo dia, na agência distrital de Mosqueiro, a partir das 18hs. O congresso discutirá as regras das competições e demais assuntos relacionados ao evento. Todo o processo de inscrição é gratuito.
Texto: Vanessa Lago
Foto: Divulgação
Coordenadoria Municipal de Turismo do município de Belém (BELEMTUR)
Comentários com Facebook