No dia 28 de março, às 14h, a Câmara de Vereadores de Parauapebas sediará o evento de lançamento do Movimento Parauapebas Cidade Universitária (MPCU), uma iniciativa que busca consolidar o município como um polo regional de ensino superior e contribuir para a diversificação econômica local.
O movimento surge como resposta à necessidade de qualificação profissional e inovação, impulsionando o desenvolvimento sustentável além da mineração. A presença de universidades fortalece a economia, possibilitando a criação de uma nova matriz econômica para Parauapebas, atraindo estudantes e profissionais e fomentando polos acadêmicos estratégicos em saúde, tecnologia e mineração. O carro chefe do movimento será a luta para que Parauapebas se torne sede da reitoria da futura Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Pará, que está em processo de criação.
Durante o evento, serão apresentados os motivos que provam que Parauapebas é a cidade mais indicada tecnicamente para sediar a reitoria da futura universidade e ampliar a oferta de cursos superiores, incluindo medicina e áreas ligadas à mineração.
Outro objetivo do movimento é lutar pela regulamentação de recursos da CFEM para o ensino superior e o incentivo à presença de instituições privadas na cidade. Um dos momentos-chave será a formação do Grupo de Trabalho (GT) do movimento, responsável por liderar articulações políticas e institucionais para viabilizar os objetivos propostos.
Durante o evento também será realizada a assinatura da Carta de Intenções pelas autoridades presentes, universidades e sociedade civil organizada, destinada ao governador do Pará, Helder Barbalho, pedindo que a sede da futura universidade seja em Parauapebas.
Confirmaram presença para a reunião desta sexta-feira o prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano, o presidente da Câmara de Vereadores de Parauapebas, Anderson Moratório, o presidente de Comissão de Educação e Cultura e da Comissão de Mineração, Energia e Defesa do Meio Ambiente na Câmara, Alex Ohana, o deputado estadual, Ivanaldo Braz, e o deputado Keniston Braga. Também estarão presentes representantes da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e de empresas da cidade.
Comentários com Facebook