Nos dias 27 e 28 de março, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça Agrária de Marabá, promoveu uma série de encontros estratégicos em Novo Repartimento, com o intuito de impulsionar a agricultura familiar e o turismo rural no município.
A agenda começou com uma reunião com os vereadores do município, ocasião em que a promotora de justiça Alexssandra Mardegan destacou a importância da agricultura familiar para a economia local. Em um bate-papo direto e esclarecedor, ela trouxe aos membros do Poder Legislativo local o potencial da região para o turismo de base comunitária, ressaltando as riquezas naturais e culturais da região.

Entre os destaques da conversa, está a Escola-Indústria de Chocolate. O projeto, que já está em andamento, tem o objetivo de agregar valor à produção e garantir mais renda para as famílias que se dedicam ao cultivo e ao beneficiamento do cacau.
Alexssandra Mardegan também participou da apresentação do projeto Rota Turística do Cacau do Tuerê, um empreendimento que pretende reunir produção de cacau, cultura local e turismo sustentável, fortalecendo a economia regional a partir do protagonismo das comunidades locais. Na manhã do dia 28, a promotora visitou os produtores de chocolate do Tuerê, acompanhada pelo juiz da Vara Agrária Jessinei Gonçalves de Souza.

Com diálogo, compromisso e ação, a Promotoria de Justiça Agrária de Marabá segue demonstrando que o direito à terra e ao desenvolvimento sustentável podem – e devem – caminhar lado a lado.
Texto e fotos: PJ Agrária de Marabá, com edição Ascom/MPPA
Comentários com Facebook