Música paraense ganha novas obras em edital nacional para 2016
Artistas lançarão CDs, DVD, livros, produtos digitais e turnês.
Categoria dedicada à revelação de novos talentos contou com o voto popular
O carimbó de Pinduca e Dona Onete ganha novas obras em 2016. Eles, assim como outros artistas paraenses, foram contemplados com o edital Natura Musical, um programa de renovação e preservação da música brasileira, que promove o lançamento de CDs, DVD, livros, produtos digitais e turnês.
Desde 2005, todos os anos, o programa convida especialistas do meio musical para ouvir, avaliar e selecionar os artistas que buscam o patrocínio dos editais do Natura Musical. Pela primeira vez em dez anos, a categoria dedicada à revelação de novos talentos do edital nacional contou também com o voto popular, após a pré-seleção dos especialistas, que indicou cinco nomes entre 252 inscritos.
Veja os selecionados do edital Pará:
Saulo Duarte e A Unidade
O cantor e compositor paraense Saulo Duarte e sua banda, A Unidade, gravam terceiro disco, que pretende misturar os ritmos do Norte com a nova cena paulista. O projeto conta com shows em três cidades e um workshop de produção musical ministrado por Curumin.
(Foto: Divulgação/Assessoria)
Arraial do Pavulagem
O Arraial do Pavulagem tem 28 anos de existência e oito discos gravados. O grupo criou uma das manifestações culturais mais importantes da região e pretende avançar para a educação musical, lançando um livro com as partituras de suas músicas.
Arthur Espíndola
O compositor, intérprete e multi-instrumentista Arthur Espíndola faz parte da nova geração de artistas paraenses e promove o encontro do samba com ritmos regionais. O que Arthur chama de “Samba Amazônico” será o DVD Tá Falado, que terá um show de lançamento.
Dona Onete
A rainha do carimbó chega ao auge de sua carreira aos 75 anos. Dona Onete contará sua vida em um documentário com o objetivo de retratar a história e a contribuição da cantora para a cultura nortista. O documentário será oferecido em DVD e na web.
Félix Robatto
O guitarrista e percussionista Félix Robatto é pesquisador de música latino-amazônica e produtor. Seu segundo disco solo, Belemgue Banger, reúne música paraense com elementos da guitarrada, surf music, música latina e pop. A turnê de lançamento passará por quatro cidades.
Pinduca
Aurino Quirino Gonçalves, mais conhecido como Pinduca, é um dos expoentes do carimbó. No auge dos seus 78 anos, Pinduca não lança um disco novo desde 2009. O disco, ainda sem título, será o 34º de sua carreira e o projeto prevê shows de lançamento em três cidades.
(Fonte:G1)
Comentários com Facebook