No Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP,) em Marabá, na região de integração de Carajás, tanto os pacientes quanto seus familiares encontram um suporte afetivo diário por meio do atendimento psicológico oferecido na unidade, ajudando a preservar a saúde mental durante o período de internação.
Ana Régia acompanha a irmã, que está se recuperando há 10 dias de um acidente automobilístico. Ela disse que o apoio psicológico fornecido à família durante esse período teve um impacto positivo, ajudando-os a enfrentar essa situação com a irmã, que passou vários dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“O suporte que recebemos ajudou a enfrentamos um turbilhão de emoções enquanto minha irmã estava em estado crítico. Mantivemos nossa fé constante em sua recuperação e, graças a Deus, hoje o processo de recuperação dela está em andamento. Ela já saiu da UTI e a assistência prestada pela psicóloga, verdadeiro anjo em nossa jornada, foi importante para preservar nossa saúde mental no rumo certo”, ressaltou.
Apoio emocional
No último dia 27 de agosto foi celebrado o Dia do Psicólogo, profissional que, no Regional de Marabá, atua no setor psicossocial, contribuindo com o bem-estar mental dos pacientes internados na unidade, referência para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios do interior do estado.
Rosineide Cardoso, psicóloga atuante no Hospital, apresentou um resumo das atividades realizadas pelo profissional na instituição.”Realizamos nossos atendimentos junto aos usuários à beira do leito, bem como com seus familiares, oferecendo apoio emocional através de técnicas de gerenciamento do estresse, e implementação de estratégias que auxiliam na superação dos desafios emergentes durante o tratamento, garantindo uma abordagem humanizada a todos”, descreveu.
Perfil
O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
Comentários com Facebook