A construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tropical, realizada pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), já atingiu 18% do seu cronograma. Essa obra é parte integrante do conjunto de equipamentos públicos que beneficiam as famílias reassentadas no residencial Vale do Sol.
Recentemente, a subcoordenadora de Ações Sociais do Prosap, Eulália Almeida, o secretário municipal de Saúde, Alan Palha, e o engenheiro civil do Prosap e fiscal de contrato, Renato Portilho, realizaram uma visita à obra. Eulália enfatizou uma abordagem abrangente do reassentamento, que vai além da habitação, buscando a implantação de equipamentos públicos que proporcionam qualidade de vida digna para os moradores.

“Todo reassentamento inclusivo entrega não apenas casas, mas também equipamentos públicos que possibilitam uma condição de moradia digna. No Vale do Sol, entregamos um Centro Comunitário para a comunidade, centros comerciais, praça e finalizando a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)”, destaca Eulália.
A UBS Tropical é um projeto essencial para as famílias que residem no Vale do Sol, onde o Prosap realocou e proporcionou um novo lar para 250 famílias. A obra está sendo realizada no bairro vizinho, o Tropical, devido à estrutura da UBS, que é necessariamente como tipo IV e demanda uma área pública maior do que a disponibilizada no bairro Vale do Sol.
A estrutura da UBS será composta por quatro consultórios médicos, quatro consultórios odontológicos e outros espaços dedicados ao atendimento da comunidade do Vale do Sol e do Complexo Tropical. Com uma capacidade de atendimento de até 16 mil pessoas por mês, a UBS desempenhará um papel fundamental no fornecimento de serviços de saúde de qualidade.

“O impacto positivo que a conclusão desta obra terá na comunidade local é que ela vai promover o acesso a serviços de saúde essenciais, de forma mais eficaz e conveniente; além de eliminar a necessidade de aluguel da atual UBS Tropical, destaca Alan Palha, secretário municipal de Saúde.
Além da UBS, o Prosap também está construindo uma escola de educação infantil, ampliando o acesso à educação de qualidade na comunidade. Ambas as obras contam com recursos de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
À medida que a construção da UBS Tropical continua avançando, o Prosap reafirma seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida das comunidades que atende. A conclusão desta obra representará um marco significativo no progresso da região, oferecendo assistência médica de qualidade a milhares de pessoas.
Comentários com Facebook