Qual a importância de termos cada vez mais mulheres em cargos de liderança no esporte? Este é o tema de uma das mesas do “Pacto pelo Esporte 2021”, que promoverá debates sobre gestão esportiva, patrocínios, educação, políticas públicas e maneiras de impulsionar a diversidade e combater as desigualdades no setor.
Os encontros virtuais acontecerão de 24 a 26 de março e serão comandados por jornalistas do Esporte da Globo. As mesas reunirão atletas, representantes de entidades esportivas, integrantes de movimentos da sociedade civil e empresários. O GE vai transmitir todos os debates.
Adriana Behar é a atual CEO da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) — Foto: Saulo Cruz/COB
Adriana Behar é uma das convidadas
O painel de liderança feminina, que será nesta quarta-feira, às 15h, terá como convidadas: Adriana Behar, atual CEO da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV); Christiane Lessa, treinadora da equipe de futebol do Santos; Eduarda Marranghello Luizelli, da CBF; Mariana Miné, da Confederação Brasileira de Rugby.
Dona de duas medalhas olímpicas no vôlei de praia, Adriana Behar acredita que a discussão sobre liderança feminina em gestão esportiva ajudará a chamar a atenção da sociedade para o tema.
– É muito importante que tenhamos modelos de referência de atletas e mulheres líderes, que com sua perseverança, obstinação, dedicação e profissionalismo, ultrapassam dia a dia todos os obstáculos para alcançarem seus objetivos e realizarem seus sonhos. Estes exemplos têm que estar cada vez mais presentes nas vidas de meninas e adolescentes. Discutir esse tema é sempre muito importante, pois chama a atenção da sociedade para isso. Por isso, eventos como este do Pacto pelo Esporte são fundamentais – comentou.
– Ter mais mulheres na liderança é essencial para o nosso processo de transformação. Porque são as mulheres que vão olhar para o processo de forma diferente. Ter mulheres com voz ainda é uma busca, porque são poucas as mulheres em posição de liderança. A gente vê isso não só no esporte como no próprio jornalismo. E são essas poucas mulheres que podem acelerar o processo de transformação que a gente precisa – opinou.
O Pacto pelo Esporte 2021 tem apoio de 33 empresas que fazem parte do acordo voluntário pela causa. Serão sete encontros nos três dias de eventos. Além da liderança feminina em gestão esportiva, outros temas abordados serão: racismo no esporte; educação e esporte; e as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio.
Confira programação completa:
Dia 24/03
11h – Abertura: Pacto pelo Esporte 2021 – O esporte não pode parar
15h – Gestão esportiva: liderança feminina
Dia 25/03
15h – Esporte para todos: um plano nacional
16h – Vidas negras importam: o racismo tem que parar
Dia 26/03
15h – Olimpíadas Tóquio 2021
16h – Educação e Esporte
17h – Encerramento: #umpactopeloesporte