A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou em nota nessa quinta-feira, 6, a investigação de um caso suspeito de poliomielite em uma criança de 3 anos, em Santo Antônio do Tauá, nordeste do Pará, após 33 anos de erradicação. Exame teve resultado positivo, mas Sespa ainda não descarta outras possibilidades.
Segundo informações do documento de Comunicação de Risco emitido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS/SESPA, uma criança de três anos com paralisia testou positivo para poliovírus (SABIN LIKE 3), através da metodologia de isolamento viral em fezes.
O tipo de vírus detectado no exame é um dos componentes da vacina, não se tratando da pólio vírus selvagem, já erradicado no país desde 1994. Outras hipóteses diagnósticas não foram descartadas, como Síndrome de Guillain Barré, portanto o caso segue em investigação conforme o que é preconizado no Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde.
A Sespa ressalta que presta toda a assistência ao paciente, que se recupera em casa, bem como, atua para a rápida investigação e esclarecimento do caso. O Ministério da Saúde foi notificado hoje e também acompanha o caso.
Fonte: Roma News
Comentários com Facebook