Desde janeiro deste ano, foram registrados 510 casos de dengue, 18 de zika e 1 caso de febre chikungunya, segundo o 4º Informe Epidemiológico de 2016, divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). As 3 doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo o órgão, houve uma redução de 30% na quantidade de doentes com dengue no Estado em relação ao mesmo período de 2015, que teve 729 confirmações.
Apesar de a Sespa informar que não houve registro de mortes por dengue em 2016, uma estudante de 20 anos que morava em Benevides morreu, no dia 20 de fevereiro, após dar entrada no Pronto-Socorro do Guamá com sintomas de dengue. No atestado de óbito da paciente, a médica legista Josefa Bentes Nogueir confirma que a vítima sofreu falência múltipla dos órgãos, em decorrência de uma dengue hemorrágica.
Segundo a Sespa, para a confirmação de mortes, é necessária investigação epidemiológica com aplicação do Protocolo de Investigação de Óbito do Ministério da Saúde, que prevê exames em laboratórios credenciados do Estado, como o Laboratório Central e Instituto Evandro Chagas (IEC). O boletim informa que o único caso da chikungunya é importado, ou seja, a pessoa não foi contaminada no Pará. Em 2015, 14 casos importados da doença foram confirmados no Estado.
(Fonte:Diário do Pará)
Comentários com Facebook