Valorizar e potencializar o talento dos artistas urbanos são os principais objetivos do projeto Arte em Cores, que chega à 5ª edição, no Pará e Maranhão.
Serão selecionados 50 artistas visuais, com idade mínima de 16 anos, para a produção de painéis artísticos em espaços públicos de 19 cidades. As inscrições se encerrarão no dia 1º de setembro deste ano.
“Nossa expectativa para esta 5ª edição é muito grande, pois a cada ano os artistas aprimoram suas técnicas e demonstram muita evolução em seus trabalhos. Temos certeza disso pela reação positiva das comunidades que recebem as obras”, afirma Gilberto Scarpa, coordenador geral do projeto.
Desde 2020, o Arte em Cores colore e transforma o espaço urbano do Pará e do Maranhão, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de aperfeiçoamento artístico a diversos realizadores, promove maior visibilidade, troca de experiências e continuidade para suas carreiras, além de estimular a geração de trabalho e renda.
“Além de garantir mais visibilidade para artistas emergentes e artistas experientes, o projeto traz impactos duradouros para a comunidade. Quando o artista tem a oportunidade de desenvolver seu trabalho autoral, ter reconhecimento e acreditar que é possível viver economicamente de sua própria arte, isso me emociona, pois nós, artistas, sabemos o quanto essa trajetória pode ser difícil”, declara Davi DMS, consultor artístico do Arte em Cores.
Nesta edição, 9 cidades paraenses serão contempladas e os artistas locais podem apresentar propostas inéditas. Artistas urbanos das seguintes cidades podem inscrever seus trabalhos:
- Água Azul do Norte
- Bom Jesus do Tocantins
- Canaã dos Carajás
- Curionópolis
- Eldorado do Carajás
- Marabá
- Ourilândia do Norte
- Parauapebas
- Tucumã
No Maranhão, os artistas deverão ser residentes nos seguintes municípios:
- Açailândia
- Alto Alegre do Pindaré
- Arari
- Bom Jesus das Selvas
- Bacabeira
- Buriticupu
- Igarapé do Meio
- Pindaré-Mirim
- Santa Inês
- São Pedro da Água Branca
Nesta 5ª edição do projeto, serão produzidos, ao longo de dois meses, 50 painéis individuais e 2 painéis coletivos, totalizando 52 novos murais de arte urbana.
Texto: Alessandra Barreto
Comentários com Facebook