Um total de 24 novos casos de Aids foram confirmados em Parauapebas este ano segundo a Coordenação Estadual de DST/Aids. Com um elevado número de casos, Parauapebas ocupa o primeiro lugar no ranking dos municípios paraenses com maior índice na taxa de detecção, ficando a frente até mesmo da capital Belém que registrou apenas 15 novos casos.
Os dados são referentes ao Boletim Epidemiológico de 2016 da Coordenação Estadual de DST/Aids. Em quatro anos (2012 a 2016), houve um aumento continuo na incidência de casos na cidade. Dentro desse período, houve crescimento em 2012 com 34 casos, 2013 registraram 56 novos casos, 2014 registraram 72 novos casos, 2015 com 84 novos casos registrados.
De acordo com o boletim, dos 24 casos registrados neste ano, foram 18 homens e 6 mulheres. Informações da Coordenação Estadual de DST/Aids dão conta de que o adulto jovem é o mais atingido pela doença, sendo o contato sexual a principal forma de transmissão da Aids no Estado.
Erguida sobre a maior província mineral do planeta a cidade de Parauapebas, necessidade de qualificação na área da saúde como um todo, levando à reflexão sobre as competências que se espera dos profissionais da saúde em cuidar e relacionar-se com pessoas com HIV e/ou AIDS, assim como sobre o impacto dessa realidade na prevenção da doença e da necessidade de se ter como foco o atendimento das necessidades dos seres humanos, sejam eles portadores de HIV ou não.
Fonte: Portal Canãa
Comentários com Facebook