Os 15 pacientes que aguardam por leitos de UTI serão atendidos a partir de hoje, 7, no novo espaço da Ala Covid do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), inaugurado nesta quarta-feira. Graças à parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, Vale e o Governo do Estado, o município passa a contar com 68 leitos exclusivos para casos de Covid-19, dos quais 28 são de UTI.
O novo espaço vai ajudar a desafogar o sistema de saúde de Parauapebas, que tem mantido a taxa de ocupação de leitos nos 100% e, assim, atingido o limite das estruturas de atendimento para casos de coronavírus.
Mas, conforme observado pelo prefeito Darci Lermen, os investimentos somente darão resultado, de fato, se a população se conscientizar de que é preciso levar a pandemia muito a sério e tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação do vírus.
“Por mais que a gente tenha feito um trabalho prévio para ajudar as pessoas com essa enfermidade terrível, o alto número de pessoas contagiadas daqui e também a demanda que atendemos de outros municípios pesam para o nosso sistema de saúde. Esses 68 leitos são um alento pra gente, mas sabemos que não são suficientes se a população não colaborar com as medidas preventivas. Precisamos do apoio de todos”, conclamou Darci Lermen.
O governador do Pará, Helder Barbalho, visitou o espaço do HGP inaugurado hoje e reforçou que dará apoio para a manutenção do atendimento. “É fundamental que a gente possa garantir atendimento e assistência em todas as regiões do estado. E esses novos leitos são um incremento importante para salvar vidas”, destacou Helder Barbalho.
Também presente na inauguração, o diretor do Corredor Norte da Vale, Antônio Padovezi, falou que a parceria e a união de forças durante a pandemia têm ajudado a salvar vidas. O atendimento aos pacientes com Covid-19 no HGP é realizado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Estrutura
O novo espaço inaugurado hoje tem aproximadamente 540 metros quadrados, com ambiente climatizado, salas de apoio e banheiros internos completos, além de posto de enfermagem, farmácia e salas de paramentação e desparamentação.
Para dar continuidade ao tratamento humanizado referência na região, foram contratados mais 55 funcionários, totalizando, entre diretos e indiretos, 210 funcionários para a Ala Covid.
Todos os leitos contam com bomba de infusão, ventilador pulmonar, cardioversores e estrutura preparada para hemodiálise. Caso necessário, os leitos de UTI podem ser adaptados para receberem pacientes que necessitem de leitos de enfermaria. Todos os leitos estão 100% equipados com monitores multiparâmetro.
Texto: Karine Gomes
Foto: Elienai Araújo
Assessoria de Comunicação – Ascom
Comentários com Facebook