Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), que atuam no Programa Estadual de Saúde das Abelhas, chegaram à região Sudeste nesta terça-feira (09) para uma semana de atividades direcionadas a apicultores e meliponicultores. Os fiscais agropecuários realizam ações em quatro municípios, levando informações sobre prevenção de doenças e pragas em colmeias.
A programação começou no município de Marabá, e prosseguirá por toda a semana em Canaã dos Carajás, Parauapebas e Floresta do Araguaia, por meio de encontros com apicultores e meliponicultores, cadastro de apiários e meliponários, e reuniões técnicas.
De acordo com a gerente do Programa, fiscal agropecuária Samyra Albuquerque, o cadastro agropecuário é a base da defesa sanitária, pois permite realizar o controle e a erradicação de doenças e pragas, que por vezes podem adentrar no Estado e dizimar as colmeias.
“O cadastro permite o controle da sanidade e do trânsito das abelhas, e ainda traz benefícios ao criador que deseja comercializar o mel, direcionando seu produto para um estabelecimento de beneficiamento registrado, para comercialização. Sem o cadastro, a atividade encontra-se na clandestinidade, ou seja, não é reconhecida. O produto não agrega valor, e o criador acaba deixando de lucrar com a atividade”, ressaltou a fiscal agropecuária.
Comentários com Facebook