Pedro Veras Neto, nascido em Presidente Kenedy no Tocantins, faz parte da numerosa e reconhecida família Silva. Assim como muitas famílias que aqui residem, Pedro e seus familiares vieram para Parauapebas em busca de uma vida melhor.
Pedro Neto, como é conhecido, veio para o município, ainda na infância, juntamente com a sua mãe e seus irmãos, mais precisamente com 3 anos de idade. E, em 2022, completará 41 anos morando em Parauapebas.
Desde muito jovem, Pedro Neto sempre buscou ser responsável e comprometido, principalmente em honrar a sua família. Aos 12 anos, para ajudar na renda familiar, começou a vender geladinhos no antigo “Terra Seca”, local com uma grande área de terreno vazio, onde aos finais de semana, aconteciam jogos de futebol. Foi a partir daí, dessa experiência, que despertou a sua grande paixão pelo futebol.
Sua caminhada pelo universo da bola iniciou nos times amadores de Parauapebas, passando por vários clubes filiados à Liga Esportiva de Parauapebas (LEP), como o Vila Romana, União, Águia Azul, Bahia, Independente; Dallas e o Beira Rio, neste último, inclusive, Pedro Neto jogou por mais de 15 anos, tanto pelo campeonato principal como o veterano.
Se destacou no futebol amador do município como um grande volante, sendo convocado em 1999 para a Seleção de Futebol de Parauapebas, na qual, Pedro Neto, fez parte por nove anos, carregando a braçadeira de capitão. Com muito amor e orgulho, representou a sua cidade do coração em competições municipais e estaduais. Se consagrou bicampeão estadual e tricampeão intermunicipal pela Seleção de Parauapebas, além de um vice-campeonato.
Paralelo a isso, passou por time profissional em Fortaleza-CE; seu primeiro emprego formal veio aos 13 anos, como auxiliar de serviços gerais no Armazém Triunfo; já aos 19 anos, se tornou servidor público, exercendo suas atividades laborais no Cartório Eleitoral de Parauapebas, anos depois exerceu a função de bombeiro civil, além de trabalhar por alguns anos como segurança na Serra dos Carajás. Em 2015 teve seu primeiro desafio na vida pública, trabalhando como gestor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Parauapebas, respondendo pela pasta por um pouco mais de um ano.
Desportista desde jovem, Pedro foi vice-presidente do Parauapebas Futebol Clube (PFC) por dois anos (2018 e 2019), e em 2020 respondeu interinamente como presidente do PFC.
Por toda a experiência e o seu conhecimento na área esportiva do município, colocou seu nome à disposição para a eleição da presidência da Liga Esportiva de Parauapebas para o biênio de 2021/2022, ganhando a eleição e se tornando o atual presidente da LEP. Para Pedro Neto é um grande desafio presidir a instituição, entretanto, com o conhecimento que carrega, está sendo prazeroso: “cresci aqui, passei boa parte da minha juventude jogando nesse estádio, tenho o conhecimento de causa, e poder dar o meu melhor para os desportistas de Parauapebas é uma grande satisfação”, destaca.
Atualmente, 20 clubes esportivos são filiados à LEP; a instituição realiza anualmente seis competições que movimentam o Estádio Rosenão, no Bairro Liberdade: são mais de 600 atletas envolvidos nos Campeonatos da 1ª e 2ª divisão, Sub-18, Master, Campeonato Feminino e a Copa Palmares.
Para receber os atletas e seus familiares, o Estádio Rosenão passou por reforma no início deste ano, fruto da luta diária e comprometimento do então presidente Pedro Neto. Recuperação do gramado, pintura interna e externa, restauração dos vestiários e banheiros, além da criação de um campo Society dentro do estádio fazem parte dessa nova fase. “Desde o início do ano, quando nós assumimos a LEP, muito já tem sido feito em relação à estrutura do Estádio Rosenão. O estádio está de cara nova, isso é fruto de muito trabalho, luta e conquista, para oferecer a cada dia o melhor para o futebol de Parauapebas”, declara o presidente.
As competições anuais da LEP estão finalizando nesta primeira quinzena do mês de dezembro, com as finais dos Campeonatos da 1ª e 2ª divisão, e do Campeonato Feminino, previstas para esse sábado (11), no Estádio Rosenão.
Filho, esposo, pai amoroso e dedicado, Pedro Neto é uma pessoa extremamente comprometida com o que se dispõe a fazer, é filho de Parauapebas, tem história no município e faz parte do crescimento e do desenvolvimento dessa cidade. É por essas e outras inúmeras qualidades que o Chocopeba o escolheu para ser a nossa personalidade do mês.
Comentários com Facebook