Na semana que antecede as comemorações do Dia do Índio, 19 de abril, os povos Xikrin do Kateté têm muito o que comemorar. Além da criação de um Polo Base de saúde indígena que contará com a parceria da Prefeitura de Parauapebas, o governo municipal firmou um convênio com o Instituto Indígena Botiê Xikrin, na última sexta-feira, 10, que vai contribuir para a sustentabilidade das aldeias Kateté, Djudjêkô e Ô’odjá.
“Nós, caciques das três aldeias, estamos muito felizes em estar com o prefeito Valmir Mariano e estamos agradecidos por esse convênio”, disse Karangré Xikrin, cacique da aldeia Djudjekô.
Para o prefeito Valmir Mariano, o governo municipal tem se preocupado em dar assistência aos Xikrin. “Esta é a primeira vez em que é firmado um convênio entre o município e a comunidade indígena. Eles são nossos ancestrais. Temos de ter por eles o maior carinho e respeito. Estamos em clima de festa”, declarou o prefeito, ressaltando ainda que, em seus dois anos de gestão, a Prefeitura de Parauapebas reformou e ampliou escolas com biblioteca e sala de computação. “Fizemos três quadras de esporte, uma em cada aldeia, reformamos estradas e muitas outras melhorias estão sendo feitas pelos nossos irmãos Xikrin”.
Para Waldemir Bernini, antropólogo e representante do Ministério Público Federal, o governo municipal tem tido uma postura de atenção ao povo Xikrin. “Recentemente, estive nas três aldeias e pude constatar que, de fato, a estrada de acesso às localidades está bastante conservada, coisa que não víamos nos últimos anos, e também houve construção de escolas com quadras cobertas. Temos observado que há, sim, por parte desta gestão, o interesse em atender os povos indígenas. A celebração desse convênio vem somar essas iniciativas que a Prefeitura tem tomado, então nós vemos isso com bons olhos”, afirmou.
O evento contou também com a colaboração do presidente do Departamento de Relações Indígenas da Prefeitura, Girlan da Silva.
Fotos: Anderson Souza | Ascom
Sara Dias
Assessoria de Comunicação | PMP
Comentários com Facebook