Orlando Menezes fala de sua história política e profissional em Parauapebas
José Orlando Menezes Andrade, é baiano, e como tantas pessoas veio para Parauapebas por força da oportunidade de trabalho. Assim, o jovem recém-casado com Irenalva Nascimento Andrade, com quem já tinha um filho recém-nascido, em 1985 veio para trabalhar na então Companhia Vale do Rio Doce, hoje Vale S. A., no momento da implantação do projeto da Mina de Carajás.
Orlando ficou por 5 anos na área administrativa da Vale, momento em que retornou para seu Estado de origem, também por motivo de trabalho, retornando só em 1996 para Parauapebas, voltando a atuar na área da mineração e posteriormente gerenciou empresa de construção civil.
Desde a emancipação política de Parauapebas, Orlando Menezes sempre atuou no campo político, porém, nunca concorreu a nenhum cargo eletivo, mesmo tendo sido presidente de algumas legendas e comandado diversas secretarias municipais em Parauapebas. Após passar pela SEPLAN (Secretaria de Planejamento), quando foi o titular da pasta; foi Secretário Municipal de Obras; tendo depois sido Secretário Adjunto da SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social); Secretário Municipal Adjunto da SEMOB (Secretaria de Obras); hoje é Secretário Adjunto do Gabinete da Prefeitura Municipal de Parauapebas.
“Nasci em berço político; inclusive tenho vários parentes que ocuparam e ocupam cargos eletivos na Bahia. Tenho primos deputados e prima prefeita e m tio meu foi prefeito e foi sucedido pela filha”, detalha Orlando, dizendo que mesmo tendo recebido muitos convites nunca disputou cargo eletivo por entender que consegue auxiliar muito mais as pessoas trabalhando na área técnica.
Em relação à situação atual do Brasil ele diz ser preocupante, mas, demonstra-se aliviado por ver a economia já dando sinais de melhoras, por isso, diz esperar e acreditar que o Brasil venha entrar na linha. “Tenho confiança e torço para que dê certo, independente de quem esteja no comando. Sempre acreditei no Brasil e no povo brasileiro”, diz otimista, qualificando o Brasil como a grande nação que alimenta o mundo.
Quanto a Parauapebas ele qualifica como uma cidade promissora e cheia de oportunidades, sendo uma das mais importantes do Brasil. “Não tem uma crise de Parauapebas. A crise é nacional e parte mundial. No entanto Parauapebas sabe se sobressair e as pessoas precisam acreditar nisso e nos dirigentes”, mensura Orlando Menezes, que ainda se mantém casado com Irenalva com quem tem dois filhos: José Orlando Menezes Andrade Junior, nascido na Bahia; e Anderson Nascimento Andrade, nascido em Parauapebas.
Orlando conta que seu maior desafio vivido em Parauapebas foi quando ficou desempregado por dois anos, mas, com esforço foi superado com a ajuda da família e dos amigos. Um desses companheiros que ele diz ter é o prefeito Darci Lermen com quem tem grande convívio antes de exercer cargo político sendo prefeito por dois mandatos e agora em seu terceiro mandato. “Sempre foi cumpridor da palavra e amigo de todos. Tenho Darci como uma ótima pessoa, companheiro e grande prefeito”, conclui Orlando.
Informações :Chocolate Chocopeba
Texto (Francesco Costa)
Fotos: Chocolate Chocopeba
Comentários com Facebook