Em 15 dias da Operação Facheiro IV, a Polícia Federal, por meio das Superintendências Regionais do Maranhão e do Pará, destruiu cerca de 360 mil pés de maconha nas regiões do noroeste do Maranhão e nordeste do Pará.
A ação durou de 16 a 31 de outubro e objetivava a erradicação de plantações da droga.
No Maranhão, a operação se concentrou nos limites da Terra Indígena Alto Turiaçu, nos municípios de Nova Olinda do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Centro do Guilherme, Araguanã e Zé Doca.
Já no Pará as ações foram empreendidas na Terra Indígena Alto Rio Guamá e no Polígono do Capim, regiões que compreendem os municípios de São Domingos do Capim, Concórdia do Pará, Bujaru, Tomé-Açu e Cachoeira do Piriá.
Segundo a Polícia Federal, foram localizadas e inutilizadas 136 plantações, em uma área de cerca de 240 mil metros quadrados, promovendo a erradicação de aproximadamente 360 mil pés de maconha e apreensão de mais de 1 tonelada da droga pronta para o consumo, com a destruição dos acampamentos e substâncias encontrados nas incursões, além da lavratura de um auto de prisão em flagrante delito por porte ilegal de armas de fogo e tráfico de drogas, tipificados nas Leis 10826/2003 e 11343/2006.
Com a ação policial, deixa de entrar no mercado consumidor aproximadamente 120 toneladas de maconha, representando expressiva diminuição da oferta do entorpecente.
Comentários com Facebook