Em homenagem ao ex-prefeito de Parauapebas, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução nº 01/2022, que denomina oficialmente o plenarinho da Câmara Municipal de de Parauapebas (CMP) como “Plenário Faisal Salmen”.
O projeto de resolução foi proposto pelo vereador Elvis Silva (MDB), popularmente conhecido como “Zé do Bode”, que ressaltou que a Câmara Municipal precisa continuar dando exemplo de reconhecimento às personalidades da cidade.
“O segundo plenário desta Casa, chamado plenarinho, onde eventualmente podem ser reunidas, debatidas e votadas sessões parlamentares quando do impedimento do plenário principal, bem como algumas questões de interesse deste município, não pode continuar sem um nome que traduza a seriedade e eficiência dos trabalhos desenvolvidos por esta Casa de Leis”, destacou o vereador.
Faisal Faris Mahmoud Salmen Hussain é uma personalidade histórica, pois foi o primeiro prefeito de Parauapebas, no período de 01 de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992.
Segundo o vereador Zé do Bode, o ex-prefeito preenche todos os requisitos para receber esta homenagem, pois, como cidadão de bem, por décadas marcou sua atuação neste município como médico, político e empresário do ramo do agronegócio, sendo um dos principais expoentes da política local, trabalhando incansavelmente pela emancipação político-administrativa de Parauapebas.
TRAJETÓRIA
Faisal Salmen nasceu no dia 23 de fevereiro de 1953 na cidade paulista de Agudos, no Estado de São Paulo, município hoje com cerca de 37 mil habitantes; e é filho do empresário Mahmoud Salmen Hussain e Rasma Fayad Salmen, libaneses, que chegaram ao Brasil ainda crianças no início do século passado.
Faisal se formou em medicina em 4 de dezembro de 1980, especializando-se em pediatria. Em 1982, Faisal casou-se com a psicóloga Ana Isabel Mesquita de Oliveira, que conheceu em São José do Rio Preto.
A convite de um amigo, veio ao Pará no ano de 1984. Ele e a esposa enfrentaram estradas de chão horríveis, mas chegaram ao então povoado de Parauapebas. Na cidade, o casal teve dois filhos: a menina Jihane e o menino Faisal.
Logo, Faisal conseguiu emprego no Grupo Executivo das Terras do Araguaia Tocantins (Getat), atuando como médico na área do Centro de Desenvolvimento Regional (Cedere) I, a 20 km de Parauapebas, distrito de Marabá, e posteriormente veio a trabalhar na empresa Jurema, do grupo da Construtora Andrade Gutierrez, cujo acampamento ficava entre Palmares Sul e Palmares II.
Em 1988, foi realizada a primeira eleição em Parauapebas. Faisal saiu candidato pelo PTB e elegeu-se o primeiro prefeito, cumprindo o mandato de 1989 a 1992. Após deixar a prefeitura, ficou atuando como pediatra e, no terceiro mandato Faisal ajudou a eleger a esposa Bel Mesquita prefeita de Parauapebas. Dois anos depois foi eleito deputado estadual por duas vezes e, posteriormente, foi eleito o vereador mais votado de Parauapebas, sempre preocupado com as causas sociais.
Faisal Salmen ficou mais de vinte anos casado com a psicóloga Bel Mesquita. Depois, casou-se com a empresária Maria do Socorro Plácido, com quem tem dois filhos: Yasmin e Samir Salmen.
Em meados de 2019 foi diagnosticado com sérios problemas no intestino. Foi operado e teve complicações pós-operatórias, sendo necessárias mais duas intervenções cirúrgicas, ficando internado em UTI por dois meses seguidos. Todavia, jamais se recuperou totalmente, vindo a falecer no dia 23 de julho de 2021, aos 68 anos, ainda sob sequelas das cirurgias.
Texto: Josiane Quintino
Comentários com Facebook