A Polícia Civil realizou, nesta segunda-feira (21), a aula inaugural do curso de formação dos novos policiais civis do Estado do Pará. Ao todo, serão 1.088 novos alunos, entre delegados, escrivães, investigadores e papiloscopistas, aprovados no maior concurso público já realizado pela instituição.
A partir desta segunda-feira (21), os alunos aprovados vão iniciar o curso de formação na Academia da Polícia Civil (ACADEPOL) e, futuramente, passarão a fazer parte do efetivo policial, reforçando a segurança pública em todo o Estado.
O evento desta segunda-feira contou com a participação do governador Helder Barbalho, que desejou boas-vindas a todos os alunos e destacou a atuação do Estado para reforçar cada vez mais a segurança pública do Pará.
O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, falou sobre a importância do evento para a instituição. “Hoje é um dia muito importante para a nossa instituição e para a segurança pública do Estado. Estamos iniciando a formação e capacitação dos nossos novos policiais civis. Os servidores vem engrandecer esta instituição centenária, de bons serviços prestados. Com esse ato do Governo do Estado vamos poder aumentar, melhorar e qualificar a nossa atuação, distribuindo segurança pública por todo o estado do Pará.” afirmou o delegado-geral.
Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, esta nova turma do curso de formação de policiais civis que está iniciando vai garantir o fortalecimento da estrutura de segurança pública em todos os municípios. “A Polícia Civil tem um papel fundamental na segurança, não só no acolhimento da população e atendimento das ocorrências, mas também nas investigações, para que possamos manter a paz em nosso Estado.” destacou.
O curso de formação terá duração de aproximadamente 4 meses. Os novos alunos vão passar por um intenso treinamento, desenvolvendo técnicas para o melhor desempenho profissional, é o que garante a delegada Fernanda Maués, diretora da Acadepol. “Os novos profissionais vão aprender todas as técnicas investigativas mais modernas e de combate ao crime organizado, intensificando o combate à criminalidade no Pará”.
SONHOS REALIZADOS
Para os alunos que participaram do evento, o momento foi de emoção. É o caso do aluno Rodolfo de Carvalho. Natural do município de Olímpia, no interior do Estado de São Paulo, ele foi aprovado para o cargo de delegado e iniciará os cursos preparatórios. “É um misto de sentimentos. Aguardei muito por este momento. Pra mim estar aqui é motivo de grande satisfação. Minhas expectativas são as melhores. Estou muito feliz”, afirmou.
Quem também iniciará o curso de formação é Jéssica Cozza, aprovada para o cargo de delegada. “Minha expectativa é a melhor possível. Foram muitos anos de estudo e dedicação. É uma vitória muito grande. Estamos todos ansiosos para começar o curso e, em breve, servir à segurança do Estado do Pará.
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Pará
Comentários com Facebook