Uma bebê engasgada foi atendida por policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) em Marabá, no sudeste do Pará, nesta segunda-feira (21).
A mãe da criança de colo procurou os policiais já que a filha estava desacordada. Um vídeo mostra o momento em que o soldado De Lima aplica a manobra de Heimlich para salvar o bebê, de dez meses de idade, do engasgo.
Comandante do batalhão em Marabá, o sargento Elias Barbosa informou que era por volta das 11h15 quando a guarnição fazia rondas às proximidades do quilômetro 360 da rod. PA-150, próximo à Vila Sarandi, e foi acionada pela mulher.
“De imediato foi iniciada a manobra para desobstrução da garganta da criança e obtido êxito”, aponta o relatório.
Segundo o comandante, a criança foi encaminhada pela viatura policial ao posto de saúde de Morada Nova, onde já se encontra bem e consciente.
O sargento Elias explicou ainda que a técnica para atender crianças com engasgo faz parte do curso de formação dos policiais militares, onde também realizam o curso de primeiros socorros.
Manobra de desengasgo
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
É um dos procedimentos mais importantes a serem realizados em casos de engasgo e pode ser aplicada em pessoas de todas as idades, inclusive bebês.
Comentários com Facebook