Populares da zona rural de Parauapebas, incluindo estudantes, produtores rurais, agricultores e transeuntes apresentaram ao portal Chocopeba reclamações das via de acesso às diversas localidades.
Mas a reclamação é pertinente, pois as vias de acesso às suas propriedades estão, neste período, praticamente intransitáveis, o que é qualificado por eles como desrespeito à população.
Entre as vias em situação crítica estão a vicinal Dos 300; Vicinal JR; estradas de acesso à Vila Valentim Serra; PA Terra Rocha; Vila Albaní; Alto Bonito; e região da Tapete Verde, conhecida como região do CONTESTADO.
O trecho mais crítico é a vicinal JR, na região tapete verde onde os alunos estão impossibilitados de irem à escola, principalmente em dias chuvosos e como naquela localidade chove quase todos os dias os estudantes vê comprometido o ano escolar.
Segundo um dos trabalhadores rurais, já foi pedida à Secretaria Municipal de Obras a solução para o problema que perdura desde que iniciou o período chuvoso, sem sucesso. “Ficamos reféns da administração pública e perdemos muito com isso, pois deixamos de entregar o leite e de ir à cidade vender nossa produção”, afirmou Raimundo Santos, queixoso de que vê diversos produtos de sua terra se perder sem poder comercializar. Veja o Vídeo
O estudante, Rafael Lima dos Santos, do 6º ano, diz que há vários dias não pode ir à escola. “Não sei nem se vou concluir este ano letivo, pois já estou com muitas matérias atrasadas”, preocupa-se o estudante.
De acordo com moradores da localidade, com o sessar das chuvas as estradas continuarão intrafegáveis, pois a erosão pluvial causou verdadeiras crateras nas estradas deixando-as intransitáveis.
Outro problema notável são as pontes, cujas cabeceiras dificultam a passagem dos veículos, além do fato de ser de madeira causa insegura aos condutores de veículos.
Enviamos E-mail à Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Parauapebas pedindo entrevista com a Secretária Municipal de Obras para esclarecer sobre o assunto, estamos aguardando retorno e publicaremos tão logo sejamos atendidos.
Informações: Chocolate
Texto: (Francesco Costa)
Fotos: e Vídeo, Chocolate
Em nota a prefeitura municipal de Parauapebas informa
Em relação à recuperação de estradas vicinais da zona rural, a Prefeitura de Parauapebas informa que:
A Secretaria Municipal de Obras (Semob) está com cinco equipes e maquinários em diferentes regiões da zona rural, são elas: Valentim Serra, Itacaiúnas, Palmares II, APA do Gelado e estradas indígenas.
As vicinais citadas na matéria estão no planejamento da Semob para receber em breve os serviços de recuperação. A Semob aguarda finalização do processo licitatório para iniciar a construção de 11 pontes de concreto pré-moldado.
Comentários com Facebook