Na manhã da última quinta-feira (17), cerca de 300 trabalhadores de empresas terceirizadas que atuam no canteiro de obras do Residencial Alto Bonito (antigo Morro do Chapéu), fecharam a PA 160 em protesto ao atraso de salários. Conforme os manifestantes, os pagamentos têm atrasado frequentemente.
A obra do residencial faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, custeados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e conta com a parceria da Prefeitura de Parauapebas. Há cerca de três meses, o Governo Federal não repassa os recursos para a empresa QualyFast, construtora responsável pela obra, situação que acarretou o atraso no pagamento dos salários.
O representante da QualyFast, Roberto Mani, esteve no local e explicou aos manifestantes sobre o impasse provocado pela falta de repasse do recurso financeiro pelo Governo Federal. “Estamos com esse problema de atraso no repasse desde outubro do ano passado. A construtora vem bancando a obra nesse período, mas chegou num ponto que a empresa se apertou. O repasse do Governo Municipal, que tem participação no projeto, está normal e é com isso que conseguimos tocar a obra, no ritmo que estamos hoje, mas o montante maior, que é do Governo Federal, está totalmente atrasado”, esclareceu Roberto.
O representante da construtora confirmou que a empresa não conseguiu cumprir a folha de pagamento deste mês e os salários estão atrasados, mas prometeu que ontem seria liberado uma parte dos valores. “Com esse atraso no repasse por parte do Governo Federal o ritmo da obra é prejudicado. Vamos tentar normalizar, mas até agora não temos nenhum posicionamento oficial”, declarou o porta-voz da QualyFast.
Funcionário da empresa Eletromec, Valto Frota, conta que todos os trabalhadores sabem que o recurso não foi repassado para a empresa. “Não podemos ficar de braços cruzados, pois temos famílias para sustentar. Estamos torcendo para que essa situação seja regularizada, porque dessa forma não temos como continuar trabalhando”, disse o encarregado de elétrica da empresa prestadora de serviço.
Residencial Alto Bonito – É um projeto de urbanização de assentamento precário do Governo Federal, executado em parceria com a Prefeitura de Parauapebas. É considerado um dos mais completos projetos habitacionais do estado do Pará, que prevê a construção de 2.400 unidades habitacionais em duas fases. A previsão de entrega da primeira fase, com 1.008 apartamentos, é para o primeiro semestre de 2016.
Fonte: conectacarajas.com.br
Foto: Irisvelton Silva
Comentários com Facebook