A Prefeitura de Parauapebas prorrogou o prazo para pagamento do IPTU 2025. Agora, os contribuintes têm até 29 de agosto para quitar o imposto em cota única e participar do IPTU Premiado 2025, que vai premiar com prêmios como uma caminhonete, um carro popular e três motos.
A prorrogação veio devido ao sucesso da campanha IPTU Premiado, que já incrementou em 31% a receita do município, com relação ao mesmo período do 2024. O percentual superou as expectativas da prefeitura, registrando uma diferença de arrecadação de R$ 2.648.152,18 (dois milhões, seiscentos e quarenta e oito mil, cento e cinquenta e dois reais e dezoito centavos) em comparação ao primeiro semestre do ano passado.
Esse crescimento na arrecadação representa um avanço significativo para o município, pois permite que a administração municipal amplie e melhore os serviços públicos, como a infraestrutura urbana, saúde e educação.
O anúncio da prorrogação foi feito por meio do decreto nº 2533, publicado na última sexta-feira, 30, em edição extra do Diário Oficial. Além da nova data para pagamento, o decreto também altera as regras de parcelamento do IPTU, permitindo que os contribuintes optem por parcelas obedecendo a quantidade de meses para finalizar o ano a partir da data de adesão.
Para participar do sorteio, além do pagamento, é necessário que o contribuinte faça o cadastro obrigatório no site da prefeitura entre os dias 8 de setembro e 6 de outubro. Os números sorteados serão baseados na Loteria Federal do dia 11 de outubro de 2025.
Anderson Silva, diretor do Departamento de Arrecadação Municipal (DAM), destacou a importância da iniciativa: “A prorrogação do IPTU Premiado 2025 visa incentivar a regularização tributária e beneficiar os cidadãos que estão em dia com suas obrigações. É uma oportunidade para os contribuintes quitarem seus débitos e ainda concorrerem a prêmio.”, diz.
Como participar
Para concorrer, os interessados devem:
- Quitar o IPTU 2025 em cota única até 29/08/2025;
- Regularizar débitos de exercícios anteriores (inclusive dívidas ativas);
- Preencher o formulário online no site da prefeitura, de 8 de setembro a 6 de outubro.
Os vencedores serão definidos com base nos números sorteados pela Loteria Federal em 11 de outubro, e vai oferecer cinco prêmios. Caso o ganhador esteja inadimplente, um novo sorteio será realizado em 15 de novembro.
A medida reforça a estratégia municipal de estímulo à arrecadação, transparência fiscal e melhoria na qualidade de vida da população, uma vez que o imposto volta em benefícios para a cidade, em setores como saúde, educação e infraestrutura.
Confira o decreto completo no Diário Oficial do Município aqui.
Texto: Márcia Machado
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