Mais de 4 mil novos alunos migrarão da Rede Municipal para a Rede Estadual de Ensino. Afirmações de Ana Maria, diretora da escola sede do Estado. Ela detalha que os mesmos são advindos do 9º ano e do EJA (Educação Para Jovens e Adultos).
O ano levito de 2015 ainda não foi encerrado, por causa das greves que se estenderam ano passado, o que significa que os professores não terão mais que 15 dias de recesso e já retornarão para o ano letivo de 2016.
O mesmo acontecerá com o processo de matrículas que também terá tempo limitado devendo, segundo Ana Maria, os alunos ficarem atentos para não perderem os prazos nem errar a localização das escolas onde pretendem estudar. De acordo com o cronograma de matrículas o prazo para as pré-matrículas dos novos alunos e de pessoas com deficiência, será de apenas 27 dias, iniciando no dia 19 deste mês, janeiro, e encerra no dia 14 de fevereiro. Posterior a isso, de 15 a 17 de fevereiro, os pré matriculados devem confirmar, com a apresentação dos documentos necessários (Histórico Escolar, Comprovante de Residência e Certidão de Nascimento), suas matrículas. O processo de pré-matrículas deve ser feito pelo www.seduc.pa.gov.br e só a confirmação deverá ser presencial.
A confirmação das matrículas segue o seguinte cronograma:
No dia 15 de fevereiro: para alunos novos, com deficiência. Dia 16 de fevereiro: demais alunos novos e alunos com deficiência: 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental; 1ª a 4ª Etapa da EJA Fundamental. Dia 17 de fevereiro: Demais alunos novos e alunos novos com deficiência: Ensino Médio Regular (1º ao 3º Ano); 1ª e 2ª Etapas da EJA Médio.
Passado este prazo as pré-matrículas serão invalidadas.
Mas Ana Maria alerta: “É preciso que o aluno faça sua pré-matrícula na escola em que ele pretende estudar, pois depois para fazer uma alteração fica bem complicado, pois isso requer uma transferência. ” Ela recomenda que o aluno deva escolher com opção uma escola mais próxima de sua casa.(Francesco Costa)
Redação do Chocopeba
Comentários com Facebook