A primeira usina de energia solar da Prefeitura de Parauapebas está em fase de implantação e deve ficar pronta nos próximos 15 dias. A inovação é fruto de um projeto da Secretaria Municipal de Mineração, Ciência e Tecnologia (Semmect) e vai gerar economia aos cofres públicos.
“A usina fotovoltaica, ou de energia solar, é composta por um sistema que capta a luz do sol para poder gerar a energia elétrica, o que nos permite aproveitarmos a disponibilidade de sol da região e diversificar mais a matriz energética”, destaca Breno Nunes, engenheiro eletricista da Semmect.
De acordo com Leandro Brandão, titular da Semect, o projeto da usina é piloto e a energia gerada nela será suficiente para abastecer toda a estrutura do Centro Pipa e de pelo menos 40% do prédio da prefeitura. Outro ponto que o secretário destaca é a relação custo benefício.
“Com o investimento, o município terá uma economia em torno de R$ 12 milhões, ao longo de 25 anos. Esses recursos poderão ser direcionados pela gestão municipal para outras demandas, como, por exemplo, para as áreas de Saúde e Educação”, explica Leandro.
Após a conclusão da instalação da usina será feito um processo de credenciamento junto à concessionária de energia do estado.
“A usina é um marco zero dos investimentos da prefeitura em fontes renováveis, é uma forma de mostrar para a sociedade que o poder público também está investindo em fontes renováveis e em sustentabilidade. Certamente o sistema será expandido a partir desse projeto piloto”, acrescenta Breno.
Energia Limpa
A energia solar tem uma fonte limpa e renovável, não é poluente e não impacta o meio ambiente. Investir em meios de geração desse tipo de energia é uma das metas da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU com o objetivo de gerar menos impacto ambiental ao planeta Terra.
A prefeitura tem pautado suas ações nessas metas e nos ODS porque entende a importância da preservação e conservação do meio ambiente para a sobrevivência do planeta.
Texto: Karine Gomes
Fotos: Elienai Araújo
Assessoria de Comunicação/PMP
Comentários com Facebook