Em premiação realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o professor do curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Vitor Martins, foi o vencedor da Seleção ao Prêmio Tese Destaque de 2022 da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM-Unicamp) do programa de Pós-Graduação.
A tese do docente “Roteiro para potencializar a inserção da sustentabilidade social em sistemas logísticos considerando o contexto brasileiro”, foi apresentada à FEM-Unicamp e concorreu com outras nove pesquisas. O resultado foi divulgado no dia 27 de fevereiro de 2023. Cada Programa de Pós-Graduação elege uma tese para concorrer ao prêmio geral da instituição. Assim, a pesquisa de Vitor vai concorrer agora à segunda etapa, que é o Prêmio Destaque de Tese Geral da Unicamp.
A pesquisa de Vitor destacou-se a partir dos critérios de originalidade, qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese, que teve como principal objetivo propor e validar um roteiro para potencializar a inserção de práticas de sustentabilidade social em sistemas logísticos considerando o contexto de empresas que atuam no Brasil. Segundo o professor, “sempre foquei minhas pesquisas em gestão de operações com foco em sistemas logísticos e ao entrar no doutorado percebi a importância de se alinhar as atividades logísticas com as questões de sustentabilidade”.
“Ao iniciar as análises neste contexto de forma mais detalhada, foi possível perceber uma carência de estudos considerando principalmente a inserção de aspectos sociais em sistemas logísticos, e a partir disso, consegui justificar o desenvolvimento de uma tese de doutorado na área. A tese foi desenvolvida no formato alternativo regimental da Unicamp, ou seja, por meio de publicações de artigos. E este foi um grande diferencial para o alcance deste resultado”, afirma Vitor sobre o desenvolvimento da tese.
Quatro fases foram conduzidas para o desdobramento da pesquisa. Na primeira fase, buscou-se compreender os métodos de transporte sustentáveis que têm sido utilizados, seu tipo, os benefícios e as dificuldades. Por meio dela, foi possível analisar as principais ações e métodos que vêm sendo desenvolvidos para a realização de atividades de transporte sustentáveis. Já na segunda fase, Vitor identificou as práticas sustentáveis que vêm sendo desenvolvidas em sistemas logísticos por empresas brasileiras, através de uma análise de conteúdo de 30 relatórios de sustentabilidade.
Na terceira fase, foi analisada a importância atribuída pelos profissionais brasileiros da área de logística em relação aos indicadores de desempenho para avaliação de sistemas logísticos sustentáveis,considerando os aspectos ambientais, econômicos e sociais. Os resultados desta fase apontam que profissionais atuantes na área logística no Brasil relegam a um segundo plano os aspectos sociais frente aos aspectos ambientais e econômicos.
A quarta e última fase consistiu na estruturação e validação de um roteiro para desenvolver a inserção de práticas de sustentabilidade social em sistemas logísticos, junto a profissionais da área de logística e sustentabilidade atuantes no Brasil.
Os resultados desta tese podem ser utilizados por profissionais que atuam na área de logística que visam potencializar a inserção da sustentabilidade social em atividades e operações nas quais estão inseridos, garantindo um melhor desempenho ambiental, econômico e social de suas organizações.
“Espero que este resultado possa servir de incentivo para pesquisadores principalmente do Norte do Brasil e da Amazônia de maneira geral, que com perseverança, resiliência, humildade, gratidão e fé tudo é possível”, acrescenta Vitor.
A trajetória na Uepa
Professor da Uepa há 10 anos, Vitor atuou em diferentes áreas acadêmicas, com destaque a atuação como coordenador do curso de Engenharia de Produção da Uepa entre 2015 e 2018.
“Completo 10 anos neste mês de março. Ingressei na instituição no ano de 2013 via concurso público, lotado no departamento de engenharia de produção. Ao longo de quase 10 anos como professor da Uepa, pude atuar no ensino, pesquisa, extensão e gestão. Ministrando disciplinas na graduação e especialização, orientando TCCs, Projetos de Iniciação Científica e constantemente mantendo publicações de artigos científicos tanto em eventos e revistas nacionais e internacionais”, afirma o professor.
Ao sair da coordenação do curso em 2018, Vitor Martins licenciou-se integralmente para cursar o doutorado na Unicamp, em São Paulo. “Retornei a Belém em fevereiro de 2022 e estou atuando como professor de disciplinas tanto na graduação de engenharia de produção quanto no Programa de Pós Graduação em Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia (em nível de mestrado acadêmico)”, conta Vitor.
“Me sinto grato. Agradeço a Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp pelo reconhecimento. Ressalto que essa conquista não é só minha. Muitos contribuíram para alcançar a excelência no desenvolvimento desta tese, e destaco, minha família, meu orientador Prof. Dr. Rosley Anholon e toda a equipe de pesquisadores do LAPEG FEM Unicamp pelos conhecimentos compartilhados”, conclui o professor.
Fonte: Agência Pará
Comentários com Facebook