Mais de 300 alunos do 5º e 9º ano (2º ano do 4º ciclo) das escolas municipais Novo Horizonte e Chico Mendes II estão recebendo um reforço na preparação para a para Prova Brasil 2015. Eles participam de aulas ministradas durante os finais de semana por professores de Português, Matemática e Ciências, lotados na Secretaria Municipal de Educação (Semed), para realização da Prova Brasil 2015.
Na Escola Novo Horizonte o Projeto é chamado de “Tire suas Dúvidas”, já na Escola Chico Mendes II o projeto chama-se “Rumo à Prova Brasil”. Ambos são realizados voluntariamente pelos professores da rede municipal e têm como objetivo preparar os alunos para a prova que será realizada em novembro deste ano em todo o território nacional. O objetivo é elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Parauapebas em 15% nos anos finais.
Segundo o diretor da Escola Municipal Novo Horizonte, Deodato Alves, os professores envolvidos no projeto, tiveram a iniciativa de ministrar aulas durante um sábado de cada mês para cada disciplina que será aplicada na Prova Brasil. “Detectamos que havia a necessidade de trabalharmos o ano letivo de 2015 pensando na Prova Brasil, conversamos com os professores da escola, e acordamos que iriamos realizar aulas extras durante o final de semana, uma espécie de “aulão”, voluntariamente. Todos abraçaram a ideia e estamos desenvolvendo um trabalho maravilhoso para os nossos alunos, prova disso é a participação de 100% dos alunos do 9º ano no projeto” declara.
Para o professor de Matemática da Escola Novo Horizonte, André Cavalcante, o projeto está superando suas expectativas, tendo em vista que os alunos foram divididos em cada sala de aula por grau de aprendizado, “Organizamos as turmas por grau de aprendizado de cada aluno, alguns ainda tem dificuldade dos anos anteriores, outros já são mais elevados, e assim nosso trabalho é realizado no projeto de forma que todos possam se sair bem na Prova. A nossa perspectiva é que possamos atingir além da meta prevista. Em média, os alunos realizam de 30 a 35 exercícios por sábado, estamos felizes e confiantes na realização da Prova Brasil em Parauapebas”, disse.
Ramon Apolinário, 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Novo Horizonte, declara a importância dos professores estarem realizando o projeto em sua escola, “A atitude dos nossos professores é válida, porque eles nos ajudam as aulas durante os sábados servem para tirarem as nossas dúvidas, pra aprendermos mais, e sairmos melhor nas atividades e na Prova Brasil, estou me esforçando e quero garantir o melhor resultado na Prova”, almejou.
As aulas para os alunos do 5º e 9º ano da Escola Municipal Chico Mendes II acontecem também no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), durante dois sábados por mês.
Fotos: Luzandra Vilhena | Semed
Luzandra Vilhena
Comentários com Facebook