Uma das áreas essenciais para enfrentar o problema das drogas é a educação, uma vez que, através de ações de orientação e prevenção é possível criar uma cultura menos vulnerável a esse mal. E, com o objetivo de trazer a tona essa problemática e orientar os estudantes a respeito dos impactos à saúde causados pelo uso dos entorpecentes a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com a de Educação (Semed) têm promovido nas escolas municipais o “Projeto Álcool, Crack e Outras Drogas”, parte integrante do Programa Saúde na Escola (PSE).
Durante o mês de junho, profissionais de saúde das unidades básicas fizeram palestras educativas sobre a temática em todas as escolas públicas municipais. Já os professores, das disciplinas de Ciências e Artes orientaram os alunos para a produção de vídeos e redações, que apresentasse relatos de pessoas que tiveram experiências com drogas.
Para o aluno Edicleis Fernando Silva Nascimento, do 6º ano, da Escola Municipal Faruk Salmen, as palestras e o projeto pedagógico desenvolvido em sala de aula são muito importantes, pois os alunos têm a oportunidade de conhecer mais sobre os efeitos nocivos das drogas e também de entender melhor, a partir de relatos de pessoas que já passaram por essa experiência, como é a vida de um usuário.
“Drogas faz muito mal, leva as pessoas para as ruas, para brigas, para o roubo e até mesmo para a morte”, conclui Edicleis, após participar da palestra da enfermeira Emiliane Cunha Moreira, da Unidade de Saúde do Guanabara.
Para a professora de Ciência da escola Faruk Salmen, Anatália da Silva Leal, drogas é um assunto do cotidiano dos alunos. “Eles gostam muito de falar sobre drogas porque sempre tem alguém da família ou muito próximo que sofreu por ser usuário. Fizemos vários debates em sala e era até difícil intervir de tão empolgados que eles ficavam ao tratar da temática e ao relatar os casos conhecidos. Na ocasião, a gente aproveitava sempre para sensibilizá-lo sobre a importância de ficar longe das drogas”, informa a professora.
De acordo com a coordenação do PSE, a culminância do Projeto Pedagógico ocorreu nos dias 26 e 27 de junho, em todas as escolas da rede pública. Na oportunidade, os alunos apresentaram seus vídeos e redações sobre a temática. Esses trabalhos serão avaliados pelos integrantes do PSE da Semsa e Semed e os melhores serão premiados.
Fotos: Anderson Souza | Ascom
Karine Gomes e Messania Cardoso
Assessoria de Comunicação | PMP e Semed
Comentários com Facebook