O Instituto Ideal estabeleceu em 2015 uma parceria com a Brazucah Produções, realizadora do projeto Cinesolar, primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia solar.
Equipado com módulos fotovoltaicos e um inversor de energia, o veículo viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema. A ideia é democratizar o acesso às produções audiovisuais, promover a inclusão social e promover ações sustentáveis através do projeto.
Com a parceria, o projeto passou a fazer parte do Programa América do Sol, recebeu o Selo Solar e periodicamente são doadas cartilhas educativas que são distribuídas ao público do Cinesolar. Além disso, o Instituto Ideal apoia na divulgação do projeto e realizou um workshop de integração com o Teatro a bordo para troca de experiências.
Desde sua inauguração, em 2013, o Cinesolar já percorreu mais de 100 cidades brasileiras e contabiliza um público superior a 40 mil pessoas. O projeto é autossustentável em sua estrutura, já que carrega cadeiras para o público, sistema de som e projeção, telão e até uma cabine de DJ. A estação móvel de cinema possui uma autonomia de energia de mais de 20 horas.
Além da exibição de filmes, o projeto possui uma equipe multidisciplinar que promove oficinas de conscientização ambiental e sustentabilidade para crianças e adolescentes, em várias áreas do conhecimento. Ao todo, já foram mais de cinco mil participantes em mais de 100 atividades. O projeto é realizado em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil.
Em Parauapebas o Cinesolar conta com a parceria da Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect). Os filmes foram exibidos nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jean Piaget, no bairro Liberdade, na van do projeto, com energia 100% solar, trazendo a cultura brasileira à Capital do Minério.
Comentários com Facebook