Essa mudança de clima pega muita gente de surpresa e, por este motivo, o Prosap, que coordena o tanto o Complexo Turístico quanto no Parque dos Ipês, reforça o protocolo para os dias de chuvas intensas . A medida visa garantir a segurança dos visitantes e dos funcionários.
“O protocolo de segurança é fundamental para garantir a proteção de todos durante eventos climáticos adversos, como chuvas intensas. Ele indica como agir, identificar áreas seguras e os procedimentos de evacuação, se necessário. Os funcionários dos parques são treinados para lidar com essas situações e informar os visitantes sobre os riscos e as medidas de segurança”, destaca Marcelo Pontes, engenheiro de segurança do Prosap.
O protocolo de evacuação será acionado quando houver previsão de:
- Tempestade com raios;
- Chuvas moderadas, fortes e muito fortes;
- Chuvas torrenciais (aquelas rápidas e com ocorrência de trovões e relâmpagos). Além de qualquer outra condição climática que comprometa a segurança dos frequentadores.

“O protocolo é uma parada parcial das atividades, onde os monitores orientam as pessoas indicando um abrigo seguro ou direcionam os visitantes a se dirigir às saídas mais próximas de maneira ordenada”, destaca George Freitas, monitor do Complexo Turístico.
Em situações de maior atenção, como tempestade com raios e ventos intensos, os parques poderão ser fechados temporariamente até que as condições climáticas melhorem.
Após a evacuação, uma equipe de segurança inspeciona os parques para verificar possíveis danos, áreas de risco e pontos com necessidade de limpeza e reparos. Desta maneira, os parques somente serão reabertos após a devida confirmação de que as condições são seguras aos visitantes.
Comentários com Facebook