O primeiro e o último trimestre do ano costuma atrair mais compradores
As vendas de carros seminovos no Brasil bateu um recorde em 2024, com R$ 15,7 milhões de unidades comercializadas, o melhor número da série histórica registrada desde 2011. Em 2024, o resultado foi 9,2% maior que em 2023, segundo dados divulgados pela Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto). Para 2025, a expectativa é que essa comercialização permaneça em alta, mas qual é o momento certo para vender o seu usado?
“O mercado automotivo e o cenário econômico podem influenciar na hora de fazer negócio. Mas no início e no final do ano, a demanda por venda e compra de veículos costuma ser maior. Além disso, quem vende no começo do ano tem a chance de negociar o IPVA com o comprador”, disse Ycaro Martins, CEO e sócio fundador da Vaapty, líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil.
De janeiro a março
É comum que a demanda por carros aumente após o período de festas e que as pessoas queiram colocar em práticas as resoluções para o novo ano. Outra vantagem é que bonificações das empresas também costumam sair nesse período. Então para quem precisa vender o veículo, o primeiro trimestre é um bom momento.
Antes dos lançamentos
Quando as montadoras anunciam novos modelos, os valores dos carros seminovos tendem a cair, já que a versão antiga perde parte de seu apelo. “Pesquise o calendário de lançamentos da marca do seu carro e se programe para vender antes dessas novidades. Isso vai fazer com que você consiga um valor melhor na negociação”, explica o CEO da Vaapty.
De outubro a dezembro
O último trimestre também é uma boa oportunidade para vender seu automóvel, já que muitas pessoas aproveitam para fazer a troca com a ajuda do 13º salário e para chegar no novo ano de carro novo.
Faça uma revisão
Antes de colocar para a venda, verifique se o carro está em boas condições, faça uma revisão antes de anunciar e pesquise os preços praticados no mercado para estabelecer um valor competitivo. Isso também contribui para atrair mais compradores.
“Com a alta no valor dos carros novos, a busca pelo seminovo tem crescido exponencialmente. Por terem valores mais acessíveis, mesmo em períodos de incertezas econômicas, as pessoas tendem a procurar mais carros usados do que veículos 0 km”, alerta Ycaro Martins.
Daniele Dutra
Comentários com Facebook