A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã do último sábado (22), em todas as unidades de ensino da rede municipal, o quarto e último encontro do ano letivo do Dia da Família na Escola.
O encontro, que tem como objetivo promover a interação entre família e escola, com base na troca de experiência, atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e colaboração para o desenvolvimento integral dos alunos, faz parte do calendário escolar da rede municipal de ensino, com determinação de quatro encontros durante cada ano letivo. Este ano, o evento abordou o tema “Família e escola, uma parceria que dá certo!”.
Durante as atividades, as escolas puderam oferecer às famílias a oportunidade de conhecerem de perto parte do trabalho pedagógico realizado nas unidades educacionais, como também uma aproximação com os profissionais envolvidos no processo de ensino.
Todas as escolas do município contam com uma programação diversificada, com direito a apresentações culturais, palestras, exposição de atividades dos alunos apresentadas durante o último trimestre, atividades esportivas e brincadeiras.
Na Escola Cecília Meireles, a manhã do sábado virou uma grande festa. Os alunos do 1º ano do 4º ciclo da escola criaram uma banda que se apresentou cantando várias músicas ao vivo que fazem parte de grandes sucessos do rock nacional.
Além da banda dos alunos, teve ainda a palestra sobre o tema “Família e a escola”, ministrada pela advogada Célia, com a participação dos pais, que puderam participar e tirar suas dúvidas, além de se informar ainda mais sobre a exploração do trabalho infantil e ficar por dentro de todas as informações que constam no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Danielle Barros, mãe de duas alunas da Escola Cecília Meireles, sabe a importância do Dia da Família na Escola. Para ela, é uma oportunidade de estreitar os laços entre as duas instituições. “Eventos como este são muito importantes para nós que somos pais, pois nos ajudam com a educação de nossos filhos. Sempre busco estar presente na vida escolar de minhas filhas”, relata.
A secretária municipal de Educação, Juliana de Souza, esteve presente no último encontro deste ano e declara estar satisfeita com o projeto. “Tivemos uma participação muito boa de pais, responsáveis e familiares. Eles interagiram com os educadores, prestigiaram o trabalho dos alunos, as apresentações culturais, enfim, deram um passo importantíssimo para estreitar ainda mais os laços entre família e escola”, afirma a gestora.
Texto e Fotos: Luzandra Vilhena – Ascom/Semed
Comentários com Facebook