A osteoporose, perda de massa óssea atinge cada vez mais pessoas no Brasil. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Osteoporose mais de 5 milhões de brasileiros – sendo a maioria mulheres acima de 50 anos – convivem com a doença, que tem a alimentação como sua principal aliada ao combate.
“Fontes de cálcio e vitamina D têm papel fundamental para a prevenção e o controle da doença. Os alimentos mais comuns que possuem cálcio na composição são o leite e seus derivados. Além disso, outros componentes importantes que devem ser incluídos na dieta são os vegetais verdes como a couve-flor, brócolis, alface e rúcula, por possuir magnésio, mineral responsável por colocar o cálcio dentro dos ossos”, explica a gerente de Nutrição e Desenvolvimento de Produtos do Mundo Verde, Flávia Morais.
A especialista ressalta ainda, os principais itens que podem colocar a saúde óssea em risco. “Alimentos ricos em fósforo, como refrigerantes, cafeína e o excesso de sal prejudicam a absorção de cálcio pelo organismo. Uma dieta rica em proteína também pode ser prejudicial, pois em excesso contribui para a excreção de cálcio pelo organismo”.
Veja como driblar a doença e ter ossos mais fortes:
Consuma fontes de cálcio: O cálcio não pode faltar no cardápio, já que é um mineral importante para a manutenção da saúde dos ossos. Folhosos verde escuros, brócolis, repolho, sementes de gergelim, leite e seus derivados são uma boa pedida.
Vitamina D: Se exponha por 15 minutos à radiação ultravioleta, sem usar filtro solar, já que isso favorece a síntese de vitamina D, nutriente que melhora a absorção de cálcio pelos ossos e fortalece o esqueleto.
Alimentação equilibrada: É fundamental o consumo de variedades de cereais integrais, hortaliças, frutas oleaginosas e leguminosas, responsáveis por oferecer diversos nutrientes para o organismo.
Mexa-se: Praticar exercícios físicos regularmente afasta a osteoporose. Por isso, escolha práticas que trabalham equilíbrio, força muscular e resistência, como musculação e pilates.
(DOL com informações da Revista Dezoito)
Comentários com Facebook