A primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 está marcada para o próximo domingo (21). Além de responderem às questões objetivas, os participantes vão produzir uma redação. O professor Jean Karlo, coordenador de preparatórios e idiomas da Prepara Todos, e Katia Isidoro de Oliveira, professora de produção textual do Colégio Franciscano Pio XII, listam alguns pontos de atenção que todo participante deve ter na hora de escrever o texto. Veja:
A primeira dica da professora Katia é que o aluno precisa ter repertório. “O repertório sociocultural está dentro de uma competência que vale 200 pontos. É fundamental que a informação seja verdadeira, porque será verificada pelos corretores do Enem se for necessário”, analisa Katia. Outra dica pertinente neste momento é o uso adequado dos conectivos na dissertação. “Os conectivos sustentam e organizam as ideias e frases para a construção de uma argumentação significativa”, explica.
Jean Karlo lista cinco pontos para uma redação nota mil:
1. Escrever redações de diversos temas: escrever sobre temas diferentes auxilia o estudante a criar repertório. O coordenador afirma que é sempre bom ler redações, mas, mais do que ler, é preciso compreender o enredo desenvolvido pelo autor. “Verificar a coerência textual, os argumentos relacionados no texto, a forma de escrita, se está se utilizando da norma culta ou coloquial e se as soluções apontadas no texto se conectam com o título e com os argumentos apresentados”, esclarece.
2. Treinar a escrita: exercitar a escrita é essencial para que o estudante tenha domínio sobre o texto dissertativo. Ensaiar a redação, com diferentes temas, faz total diferença durante a prova.
3. Estudar eixos temáticos da atualidade: pesquisar, ler notícias e estudar eixos temáticos da atualidade, como saúde, meio ambiente, educação e segurança, também são outras dicas que podem contribuir para que o candidato consiga se sair bem na redação.
4. Manter o hábito da leitura: ler é um ato que faz total diferença para aqueles que desejam escrever bem. Afinal, a leitura auxilia no desenvolvimento cognitivo dos candidatos, além de ajudá-los a criar repertório e vocabulário para a escrita.
5. Dominar as competências avaliadas pelo Enem: em geral, nas redações do Enem são avaliadas cinco competências: (I) demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa; (II) compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; (III) selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; (IV) demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e (V) elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
R7
Comentários com Facebook