No próximo sábado, (6), o Centro Cultural Parauapebas abre as portas para receber os visitantes do Salão de Artes Movimenta Pebas. A mostra reúne obras inéditas de cinco artistas plásticos da cidade: Iramar Gomes, Natany Rodrigues, Roberlan Moraes, Robson Lima e Vanessa Soares. A abertura acontecerá às 17h, com a presença dos artistas e curadores Gilberto Scarpa e Afonso Camargos. Na ocasião, os artistas serão premiados, e será anunciada a ordem de classificação de cada um. A exposição seguirá aberta ao público até o dia 20, com entrada gratuita.
Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Salão de Artes faz parte das ações de artes plásticas do projeto Movimenta Pebas. Com a temática Expressões do Norte, a exposição apresenta obras que evidenciam a riqueza das práticas culturais e saberes do Norte do Brasil, com destaque para a natureza em meio às manifestações tradicionais, como o bumba-meu-boi e o pavulagem. Também figuras femininas e indígenas estão presentes nos trabalhos, enfatizando as diversas contribuições dadas pelas diferentes comunidades que escreveram e seguem presentes na história da região.
“Isso só foi possível porque contamos com o talento e com a vivência de artistas da cidade, que realizaram trabalhos a partir de uma diversidade de linguagens, estilos e abordagens artísticas”, comenta Gilberto Scarpa, um dos curadores da exposição.
Natany, Iramar e Roberlan foram selecionados com as pinturas “Mulher de Chapéu”, “Liberdade” e “Perseverança”, respectivamente. Já Vanessa inscreveu a obra em aquarela “Mãe Natureza”, e Robson Lima, a escultura “Mãe d´Água”.
Esta é a segunda vez que Iramar Gomes participa do projeto, mas é a primeira em que vai expor em uma mostra presencial. “Eu comecei a fazer pintura na adolescência. Praticava no meu caderno escolar e, então, conheci o trabalho de alguns artistas que pintavam muros. A minha inspiração é a natureza”, conta o pintor de letreiro, muro e tela.
GALERIA VIRTUAL
No final de agosto, as obras expostas no Salão de Artes Movimenta Pebas vão compor uma galeria virtual, no site movimentapebas.art.br, junto a trabalhos criados por outros 22 artistas plásticos selecionados pelo projeto, por uma comissão formada por Afonso Camargo, André Amparo, Camila Buzelin, Davi DMS e Isabela Prado.
MOVIMENTA PEBAS
Desde 2020, o projeto Movimenta Pebas promove, na cidade de Parauapebas, uma extensa programação cultural, totalmente gratuita e com acessibilidade. O projeto já beneficiou diretamente mais de 670 artistas das áreas de artes cênicas, música, audiovisual e artes plásticas.
Serviço
O quê? Abertura do Salão de Artes Movimenta Pebas.
Quando? 6 de agosto, às 17h. Até quando fica aberta à visitação? Até o dia 20, sempre das 8h às 18h, com entrada gratuita.
Onde? No Centro Cultural Parauapebas, que fica localizado na Rua 01, quadra especial, Complexo Alvorá.
Texto: Aretha Fernandes
Comentários com Facebook