Desde 7 de novembro de 2014 vem acontecendo mudanças no quadro de secretariados no governo do prefeito Valmir Mariano. Até o momento, quatro mudanças foram realizadas. A primeira aconteceu no dia 7 de novembro, quando o então secretário de Saúde Rômulo Maia pediu sua exoneração, assumindo internamente a pasta a adjunta Caryne Francielle Rodrigues Neves.
O prefeito, vendo a necessidade de colocar o secretário, tratou logo de preenchê-la, porém teve a maior cautela e visão para escolher alguém que pudesse administrar essa tão importante pasta. Pensando no bem da população, Valmir Mariano pôde observar alguns nomes e não foi tão difícil enxergar o nome de uma pessoa que tem um curriculum muito produtivo e já prestou vários serviços para a população, inclusive sendo por três vezes diretor do hospital municipal de Parauapebas, onde fez um bom trabalho em suas gestões. Trata-se do médico Sady Lucas da Silva, que ao longo dos anos reside em Parauapebas, demonstra afeto e dedicação com a profissão e sempre tratou a população com respeito, tornando um homem bem aceito perante a classe e sociedade. Sady Lucas assumiu a pasta de Saúde no dia 1º de dezembro.
Pensando ainda no desenvolvimento de uma boa gestão, o prefeito remanejou o adjunto da Semsi, Raimundo Henrique da Silva, que, além de professor universitário que o torna um homem de bom relacionamento, também é gestor e administrador, ou seja, uma boa escolha para a secretaria, onde os mais beneficiados será o povo de Parauapebas, que precisa de saúde pública.
Currículo resumido de Sady Lucas
Médico desde 1994, com residência em Ginecologia Obstetrícia, oficial da reserva da Marinha, como primeiro tenente, natural de São José do Egito-PE. Chegou a Parauapebas em março de 2000 e é médico concursado do município. Na prefeitura, desempenhou as seguintes funções:
- Diretor geral do hospital por três vezes
- Diretor clínico por duas vezes
- Secretário adjunto de Saúde
- Médico auditor da Saúde
Sua atuação como médico obstetra é marcada pela eficiência. Neste período, foram feitos aproximadamente 30.000 partos por ele, ou seja, foram 30 mil crianças que vieram ao mundo pelas suas mãos.
Currículo resumido de Raimundo Henrique
Administrador e consultor de empresas, professor universitário, ele trabalhou no Banco do Brasil durante 30 anos, onde passou por todos os cargos, desde menor aprendiz até gerente geral por quinze anos; trabalhou em agências, superintendências e direção geral. Tem 32 anos de experiência em administração, consultoria e gestão empresarial.
Mestrando em Economia, Administração e Controladoria pela UFC (CE), pós-graduado em Gestão Estratégica, Finanças Corporativas pela FGV (RJ) e MBA em Administração Geral pela USP (SP), e graduado em História pela Universidade Regional do Cariri Urca (CE).
Henrique foi professor da Unibb e da Rede Laureat International, a maior universidade privada do mundo, na filial de Natal (RN), até Janeiro de 2013, na qual lecionou nos cursos de Administração, Contabilidade e Economia as seguintes disciplinas: Fundamentos da Economia e Ciências Políticas, Desenvolvimento de Novos Negócios, Finanças Corporativas, Economia Internacional, Sistema Financeiro Internacional, Desenvolvimento Sustentável, Gestão Financeira comum e avançada, Gestão de Equipes para Resultados, Marketing Político, Matemática Financeira, Planejamento Estratégico e Jogos de Empresas aplicados à Controladoria.
Residiu em Parauapebas na adolescência, pois sua família chegou aqui em 1984. Na prefeitura, foi o principal redator das leis de criação da Secretaria de Segurança e Guarda Municipal.
Na Sempror, criou o Primeiro Boletim Informativo sobre as atividades daquela secretaria e escreveu o livro do I Censo Agropecuário de Parauapebas.
Atuou como chefe de Gabinete adjunto de setembro/2013 a janeiro/2014, quando foi nomeado adjunto da Secretaria de Segurança.
Atualmente, está desenvolvendo um trabalho em parceria com a Seplan, CPL e Procuradoria, cujo resultado é um manual didático sobre os processos licitatórios, denominado Kit Licitações, com a finalidade de facilitar e agilizar as licitações.
Formação complementar
- §Extensão universitária em formação de tutores em educação à distância. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis
- §Certificação interna de conhecimentos em gestão de pessoas Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro
- §Certificação Andima. Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro
- §Cursos
- oSiconv – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse
- oConvivência e Segurança Cidadã – Ministério da Justiça
- oGerenciando o Desenvolvimento de Competências
- oFundamentos Pedagógicos para Instrutores
- oGestão de Equipes para Resultados
- oOficina Gerencial GDP
- oLeasing
- oPrograma de Atualização e Capacitação Sistêmica. Amana-Key
- oPalestrantes e Apresentadores
- oConsultoria em Investimentos Financeiros
- oOficina Gerencial
- oAtendendo o Cliente
- oGerência de Marketing
- oNegociando com o Cliente
Prêmios e títulos
- §Cidadão Icoense – Câmara Municipal de Icó (CE)
- §Cidadão Caririaçuense – Câmara Municipal de Caririaçu (CE)
- §Gerente Destaque CDL de Maranguape (CE)
- §Padrão de Excelência como Educador Corporativo, Universidade Corporativa Banco do Brasil (DF)
- §Administrador Modelo, Instituto Lotus de Pesquisa e Propaganda (CE)
Principais objetivos para nova gestão da saúde de Parauapebas
- Humanizar a saúde, oferecendo um atendimento humano e qualificado para a população
- Dotar todas as estruturas de equipamentos e ferramentas
- Inaugurar o novo hospital, que será regionalizado ainda neste semestre
- Inaugurar 4 postos de saúde em 2015
- Inaugurar uma unidade da CEI – Centro de Especialidades Integrado
- Ampliar o atendimento da Atenção Básica como forma de reduzir as demandas da emergência
- Contratar mais médicos e enfermeiros
- Colocar em funcionamento o novo aparelho de raio x (que por sinal está sendo instalado) e um mamógrafo
- Inaugurar a nova ala do hospital
Ressalte-se que o prefeito Valmir Mariano viabilizou a aquisição do maior aparelho de raio x do mundo (em termos de processamento). Só existem três no Brasil: Hospital Albert Einstein, Sírio Libanês e Parauapebas.
Segundo Sady Lucas e Raimundo Henrique, o trabalho será incansável para oferecer um serviço humano e de qualidade para a população parauapebense.
Por: Frank James
Comentários com Facebook