O secretário da SEMSA concedeu uma entrevista ao portal chocopeba, onde expõe sua preocupação com atual situação da saúde pública municipal e fala também sobre as suas expectativas de melhora nos serviços oferecidos a população.
CHOCOPEBA: Secretário, a SEMSA está promovendo uma audiência pública para debater a terceirização dos serviços no HGP, qual a importância dessa audiências e de que forma a população deve participar?
COUTINHO: Compreendemos que as entidades de saúde municipal administradas por organizações sociais, estão sendo mais eficazes, mais participativas com simplificação dos processos e dando uma conotação mais produtiva, buscando profissionais mais atuantes, então precisamos realizar essa audiência pública para debater com a população o projeto de terceirização, o que isso vai significar para a sociedade e para o município, queremos que todos opinem sobre o assunto, para juntos buscarmos a melhora da saúde do município.
CHOCOPEBA: Na sua concepção qual a melhora que essa terceirização irá trazer para a saúde do município?
COUTINHO: Acredito que quando vamos executar um projeto responsável e serio deste tamanho, é claro que a viabilidade já foi estudada e o que se busca é a economia e uma saúde melhor, minimizando as filas com a eficiência dos serviços oferecidos. O HGP não pode ser prioridade absoluta da saúde atendendo casos da saúde básica, o HGP deve ser utilizado como um hospital regional de referência, tratando especificamente casos de média e alta complexidade, hoje com destinação de quase cem por cento dos recursos do município para este fim. Precisamos atender a ponta da saúde, as UBSs e os PSFs devem ser eficazes, com coletas de exames, primeiros socorros, suturas, etc…para que o deslocamento ao HGP não seja necessário.
CHOCOPEBA: Estivemos a alguns dias utilizando os serviços de saúde pública na UPA e foi notado que a atenção e agilidade dos serviços estão melhores, essa melhora se deve a atuação da secretaria com a integração dos profissionais e a dedicação do secretário na solução dos problemas, como que o senhor enxerga essa melhora?
COUTINHO: A medida que nos dedicamos ao setor e aos casos complexos em relação a saúde municipal, em conjunto, nós conseguiremos melhorar a situação, juntando a gestão e as equipes nós conseguiremos. A UPA continuará como uma referência a atenção básica da saúde e vamos tratar as demais unidades de saúde da mesma maneira, executando a atenção básica à saúde com mais eficiência.
CHOCOPEBA: Então gostaríamos que você convidasse a população para a audiência pública, qual a data e local?
COUTINHO: Será dia 12 de Julho, no auditório da câmara municipal, convidamos a todos para nos ajudar a esclarecermos as dúvidas e debater o assunto, será muito importante a presença do máximo de pessoas possíveis para juntos encontrarmos a melhor solução para os problemas da saúde pública do nosso município.
Informações: Chocolate
Texto: Elson Machado Chocopeba
Comentários com Facebook