A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) concluiu nesta sexta-feira (17) o II Ciclo de Formação de Implantação do Novo Ensino Médio. O encontro foi realizado no Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Castanhal (na Região Metropolitana de Belém), e buscou capacitar mais de 400 professores do Nordeste do Estado para que possam colocar em prática a nova modalidade de ensino, por meio de formações, normativas e orientações sobre cada área do conhecimento.
A coordenadora do Pró-Base Nacional Comum Curricular (Pró-BNCC), Madalena Pantoja, ressaltou que este foi mais um momento de diálogo em prol da educação paraense. “Encerramos mais uma formação com professores e coordenadores pedagógicos, com o compromisso de darmos continuidade aos processos formativos previstos na implementação do Novo Ensino Médio no Pará, no sentido de aprimorar os conhecimentos que os profissionais já possuem e prepará-los para atuar de forma conjunta e colaborativa”, enfatizou.
De acordo com a gestora da 8ª Unidade Regional de Ensino (URE), Cláudia Ferreira, o evento foi uma grande oportunidade para troca de experiências entre profissionais da educação. “Este é um processo novo, importante, e que nos ajuda a construir uma educação de qualidade. A gente agradece e faz votos que esta semente plantada aqui cresça, se desenvolva, e que possamos construir novas formas de ensino, novas metodologias e um processo recheado de aprendizagens significativas para todos os alunos”, disse Cláudia Ferreira.
Estrutura – Além da educação, a economia da localidade também foi beneficiada com o evento realizado pela Seduc. Devido à maioria dos participantes não residir em Castanhal, município que fica a 60 quilômetros de Belém, muitos precisaram ficar em hotéis e consumir produtos da cidade. Foi o caso da professora Ludneia Almeida, que leciona na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, em Paragominas. Ela disse ter sido difícil encontrar hospedagem, mas ressaltou que todo o sacrifício e a dificuldade valeram a pena.
Já o professor Paulo Sérgio Lima viajou por mais de 3 horas do município de Concórdia do Pará até Castanhal, para não perder o encontro. “Esta é uma ocasião para compartilhar conhecimento com nossos colegas, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Estamos em uma recente etapa do Novo Ensino Médio, que vem estruturar e pontuar com a nossa realidade, já com o aluno à mercê do mundo das mídias sociais, com outra visão, até mesmo refletindo sobre a realidade amazônica. É preciso saber como trabalhar neste novo contexto. Portanto, estamos de braços abertos para tudo que venha agregar ao nosso trabalho”’, frisou o educador.
Texto: Wavá Bandeira, Evaldo Júnior e Vinícius Leal – Ascom/Seduc
Comentários com Facebook