A operação ‘Semana Santa’, lançada em mais de 38 localidades no estado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), juntamente com os órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública (Sieds) e órgãos parceiros do Estado e dos municípios, se encerrou na última segunda-feira (18) com a apresentação do balanço final das ações promovidas pelo Sistema.
As principais ações estratégicas da operação garantiram a segurança das pessoas que se deslocaram para o litoral e os principais balneários, além de coibir excessos de velocidade nas principais vias e rodovias. Os profissionais de segurança fiscalizaram condutores sob o efeito de álcool, além de intensificar a fiscalização de trânsito na saída e entrada da capital e ao longo das rodovias estaduais e federais.
A operação que iniciou na última quinta (14), contou com reforço de mais de mil agentes do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-Pa), Polícias Militar e Civil, Grupamento Fluvial (Gflu), Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações (Ciop), Disque Denúncia, Polícia Científica do Pará (PCE), Guarda Municipal de Belém, Ananindeua e Marituba, entre outros órgãos que atuaram de forma integrada.
Para garantir a integração e a dinâmica entre os órgãos, a Segup instalou em Salinópolis, na praia do Atalaia, e no Distrito de Mosqueiro, no Caramanchão, dois Centros Integrados de Comando e Controle, de onde foram coordenadas e monitoradas as ações dos órgãos.
Na avaliação do secretário adjunto de Operações da Segup, coronel Alexandre Mascarenhas, o esquema montado pela Secretaria de Segurança, aliado à integração das forças e o efetivo nas ruas garantiram um período tranquilo para quem buscou descanso no feriado prolongado.
“Como é de praxe em períodos facultados e que atraem o grande público para o litoral e para o interior, o Sistema de Segurança Pública se preparou para garantir a segurança e coibir quaisquer excessos. Tivemos uma grande atuação, lembrando que ainda estamos com restrições por conta da pandemia”, assinalou o secretário adjunto.
Balanço
No período da operação foram realizadas mais de 4,8 mil abordagens a transeunte, 1.011 abordagens a carros, 16 embarcações abordadas, 31 fianças arbitradas, 363 boletins de ocorrências registrados, 49 procedimentos instaurados, 14 prisões em flagrantes realizadas, 86 pessoas foram conduzidas à delegacia, 17 foragidos recapturados.
A Operação também resultou na apreensão de dois quilos de drogas, 14 armas de fogo e 49 munições, além de três carros e 13 motocicletas recuperadas. O Ciop despachou 69 ocorrências durante a operação.
Cerca de 437 bares e casas noturnas foram fiscalizados, quatro tiveram as atividades encerradas e oito foram intimados. No atendimento médico, 3.205 advertências e orientações foram dadas, 55 acolhimentos pré-hospitalares, 10 acidentes com animais aquáticos, três afogamentos e uma criança localizada.
Na parte pericial foram efetuados seis exames sexológicos, seis exames de lesão corporal, duas análises de drogas de abuso e uma perícia em local de crime.
No trânsito, houve 639 autuações, 87 infrações do artigo 165, que aponta condutores sob efeito de álcool, quatro acidentes de trânsito registrados, 45 veículos regularizados, 30 procedimentos instaurados de alcoolemia, 29 prisões efetuadas por alcoolemia e cinco testes de alcoolemia fluvial realizados. Na saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) abordou 3.270 pessoas, visitou 48 estabelecimentos e abordou 95 veículos.
Texto: André Macedo/Ascom Segup
Comentários com Facebook