O Complexo Turístico foi o palco de encerramento da Semana Cultural de Parauapebas. Após sete dias intensos com uma vasta programação cultural, a noite deste domingo (13) celebrou o resgate da cultura com grandes apresentações de grupos de dança. O público compareceu e vibrou no evento realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
“A Semana Cultural é um projeto que a gente desenvolveu para essa culminância dos 100 dias de trabalho do governo. Poder apresentar para a comunidade várias atividades no decorrer da semana. Nós tivemos cursos, nós tivemos workshops, nós tivemos aulas de canto, nós tivemos curso de dança, nós tivemos vários cursos, tanto dentro dos nossos espaços, da secretaria, quanto também na comunidade, foi levado para VS-10, foi levado para comunidade vários treinamentos e com essa ação hoje culminando no Complexo Turístico”, disse Jhonatas Santos, secretário de Cultura.

A programação da Semana Cultural contou com oficinas artísticas e técnicas, workshops especializados, ConectaFisco 2025 (que é um encontro estratégico entre empresas e projetos culturais conectando oportunidades e incentivando o investimento privado vias leis de incentivo), lançamento do novo Mapa Cultural de Parauapebas, feira do artesanato e tendo como encerramento um grande espetáculo de apresentações artísticas.
As apresentações artísticas aconteceram no palco central do Complexo Turístico com as performances da Sonora Ligtht Orquestra, Grupo de Expressão Cultural Retumbá, Cia de Dança Leviolett, Studio de Dança Lizandra Araújo, Cláudio Eller, Cia Folclórica Fuzuê, Companhia de Dança Movimento, Giovanna Meireles Machado, Cia de Gente de Teatro, Um Canto em Cada Canto e Zero94 Produtora de Dança e Arte.

“Eu fiquei muito feliz com a nova gestão abranger trabalhos que envolvam a cultura e a arte. Então, a gente está tendo muitas oportunidades de mostrar os nossos trabalhos e os nossos talentos dentro da cidade. Isso é muito importante para a cultura da dança”, destacou Lizandra Araújo, do Studio de Dança Lizandra Araújo, que participou do encerramento com diversas apresentações, entre elas: Lago dos Cisnes, Medóra de O Corsário, Harlequinade, Swanilda, Princesa Florine, Persistência e Amigas da Clara.
A cidade de Parauapebas vem resgatando a cultura, seguindo firme no compromisso de democratizar o acesso à arte, incentivar talentos e construir, junto com a comunidade, políticas públicas sólidas para transformar a cultura do município. Keila Souza, capoeirista, foi acompanhar de perto a sua filha, de 15 anos, que fez apresentação de balé na Cia de Dança Leviolett.
“Eu estou muito feliz como mãe, satisfeita. Essa gestão está dando uma pauta muito importante para dentro da cultura de Parauapebas. A minha filha ela faz balé desde os três anos, começou na Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) e hoje está com 15 anos na Cia de Dança Leviolett e eu como mãe, desde quando ela começou, até hoje, a trajetória deles, dentro do esporte, dentro da cultura”, afirmou Keila.
Texto: Fábio Relvas / Fotos: Irisvelton Silva
Comentários com Facebook