O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – Subsede de Parauapebas (SINTEPP) anunciou uma paralisação geral nesta quinta-feira, 20, e sexta-feira, 21, após a aprovação de 86% dos professores em assembleia.
Os educadores afirmam que desde a pandemia tem custeado ações e materiais de ensino para as aulas on-line. Alunos também não tem recebido suporte como chip com internet, que foi prometido, outros mesmo com o chip não possuem celular para assistir as aulas on-line.
Pais tem se juntado aos professores e falam sobre as dificuldades que os filhos tem passado para estudar on-line sem o suporte adequado. “O prefeito disse que daria recurso para os professores levar até a sua casa a educação remota, para os alunos chip com internet e para os professores computadores. Nós já estamos no meio do ano letivo, eu não tenho computador em casa, eu não tenho internet e tenho certeza que eu falo por milhares de mães em Parauapebas. A educação na nossa cidade não é prioridade. Vocês tem o meu total apoio a essa paralisação”, desabafou uma mãe em vídeo.
COMUNICADO DO SINTEPP
Aos alunos e responsáveis, informamos que nos dias 20 e 21 de maio, quinta e sexta feira, por pedido, votação e aprovação de 86% dos professores em assembleia do sindicato, os professores decidiram fazer uma PARALISAÇÃO.
SABEMOS o quanto esse ensino remoto está difícil para todos, especialmente para os pais e alunos.
Infelizmente, até hoje, desde o início da pandemia, nós professoras e professores custeamos TODAS AS AÇÕES E MATERIAIS a respeito do nosso trabalho.
Por lei o governo deve fornecer condições de trabalho a nós e aprendizagem aos alunos. Mesmo sem nos dar suporte, fizemos o custeio da educação esse tempo todo, pelos nossos alunos.
Pedimos também equipamentos com chip de Internet para TODOS OS ALUNOS de nossa rede e sabemos que há verba suficiente na secretaria.
Reflitam com a gente: Se nem nós professores e nem os alunos têm culpa da pandemia ou do vírus, se tudo que queremos é preservar a vida de todos, sabendo que o governo tem economizado os custos de manutenção das escolas, por que somente pais, alunos e professores têm que arcar com os prejuízos?
Por que somente nós pagamos os custos de nosso trabalho ou do estudo de nossas crianças?
Queremos mais do que informar, convidamos os pais e alunos de Parauapebas a se juntarem a nós para cobrar do governo municipal CONDIÇÕES DE ENSINO com equipamentos e Internet para nossos alunos e recursos para nossos professores poderem ensinar e nossos alunos aprenderem.
Professores de Parauapebas.
A prefeitura ainda não se manifestou sobre o caso
Comentários com Facebook