Um homem suspeito de fraudar mais de R$ 500 mil em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi preso nesta terça-feira (12) em Parauapebas, durante as ações da operação “Sísifo”, realizada pela Polícia Federal (PF) para combater fraudes na Previdência.
Além do mandado de prisão preventiva contra o suspeito, a operação cumpre ainda nesta terça dois mandados de busca e apreensão e uma condução coercitiva, todos na cidade de Parauapebas. Segundo a PF, o suspeito detido foi identificado como um dos maiores agenciadores de benefícios fraudulentos do Pará, de acordo com a Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Pesquisas (APEGR) da Previdência Social.
As insvestigações da PF apuraram que o esquema consistia em gerar falsas certidões de atividade rural e documentos comprobatórios para garantir aposentadorias e benefícios indevidos. O despachante detido nesta terça chegava a induzir clientes a acionarem a Justiça para obter os benefícios, mesmo depois de serem negados pela Previdencia.
Ainda segundo a PF, o suspeito já havia sido indiciado pelos mesmos crimes e atua de maneira irregular há mais de seis anos. Ele vai responder pelos crimes de estelionato qualificado, uso de documento falso e falsificação de documentos.
(Do G1)
Comentários com Facebook