Quem é paraense já está acostumado com o clima quente e úmido da região amazônica. Particularmente neste ano, porém, quem mora no sul do Pará tem enfrentado um cenário com temperaturas muito elevadas, que alcançaram 40ºC entre os meses de julho e agosto.
Após esse período de intenso calor, agora, as cidades de Conceição do Araguaia, Redenção e Xinguara, por exemplo, já estão registrando temperaturas menos severas, segundo destaca o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mantendo-se em 37ºC, mas podem ter diminuições de até cinco graus Celsius (32ºC).
Já na Região Metropolitana de Belém (RMB) e em áreas litorâneas, a tendência até novembro deste ano, segundo previsão do Inmet, é que seja o contrário do que está ocorrendo nas cidades do sul do Estado. “Enquanto no sul paraense a massa de ar seco reduziu a umidade em 20%, na RMB isso não ocorreu. Houve uma redução de 60% no número de chuvas”, detalha o diretor do Inmet, José Raimundo Abreu.
CALORÃO
O especialista reforça que as temperaturas continuarão elevadas na capital paraense, sem ocorrência de chuvas. “Nesses últimos dias, tivemos nebulosidade, o que ocasionou em pancadas de chuvas por volta das 13h, o que é atípico”, pontua. A previsão para os próximos dias, de acordo com Abreu, é que as máximas temperaturas em Belém e área metropolitana cheguem aos 35°C, com médias entre 33°C e 34°C; já as mínimas deverão ficar entre 24ºC e 25ºC.
(Wal Sarges/Diário do Pará)
Comentários com Facebook