A primeira turma do curso de Especialização em Transtorno do Espectro Autista: Intervenções Multidisciplinares em Contextos Intersetoriais, ofertado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), no município de Marabá, receberá a certificação na próxima quinta-feira (30). O projeto é pioneiro no Pará e contribui com a formação continuada de profissionais qualificados para o atendimento e a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A implantação dessa Especialização na Uepa surgiu como impulso para o processo de avanço científico e de posicionamento das instituições envolvidas na discussão das questões de ordem social e de atenção aos direitos da pessoa com TEA. A formação possibilitou uma participação mais efetiva da universidade no que diz respeito à qualificação de profissionais das diversas áreas de conhecimento.
Vinculado ao Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), o curso foi coordenado pela professora Scheilla Abbud, do Departamento de Educação Especializada (Dees) do Centro de Ciências Sociais e Educação da Uepa. A professora ressalta que um dos diferenciais do curso foi o fato de receber profissionais de diversas áreas do conhecimento.
Ao implantar a especialização, a Uepa atende à Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída pela Lei nº 12.764/2012, bem como à Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída pela Lei nº 9.6061/2020.
O recurso financeiro para o desenvolvimento da especialização é proveniente de emenda parlamentar compartilhada entre 23 deputados estaduais.
Serviço:
Data: 30/03/2023
Hora: 19h.
Local: Auditório do Centro Universitário Anhanguera.
Endereço: Rodovia Transamazônica, BR 230, KM 7. Nova Marabá.
Comentários com Facebook