A Vale foi a vencedora do Prêmio REDES de Desenvolvimento 2015 em duas das quatro categorias da premiação realizada pelo Sistema Federação de Indústrias do Pará (Fiepa) e REDES – Inovação e Sustentabilidade Econômica. A Vale conquistou o primeiro lugar na categoria Absolutus, como a empresa que mais comprou em volume de investimentos no Pará e na categoria Profissional de Compras 2015. O prêmio é um reconhecimento às empresas que contribuem diretamente na evolução dos fornecedores do Estado.
Em 2015, a Vale comprou mais de R$ 6 bilhões de empresas locais, o que corresponde a um percentual de 50,30%. Entre os principais serviços adquiridos estão obras civis, montagem e manutenção eletromecânica, transportes e alimentação. Este é o 4º ano da premiação e em todas as edições a Vale esteve entre os vencedores.
O Gerente Geral de Suprimentos da Vale, Luiz Scavarda, destacou a importância da premiação. “É um reconhecimento à atuação que a empresa tem aqui no Pará e que conta com a parceria com a REDES/Fiepa desde a sua origem, há 16 anos. Destaco também a importância dos parceiros locais, que sãos os nossos fornecedores nesta jornada vitoriosa na região”, afirma.
Na categoria Profissional de Compras 2015, o prêmio foi para Bruno Victorasso, responsável pelo trabalho de desenvolvimento de forneceres da Vale no Pará. A categoria foi criada com o objetivo de reconhecer o profissional da área de Compras ou Conteúdo Local que se destacou na relação direta com a REDES/FIEPA no ano de 2015 e também ressaltar a importância deste profissional para o aumento da competitividade dos fornecedores locais e da própria mantenedora. ” Há 11 anos mantenho esta interação com a REDES. Sinto-me honrado pela premiação que é um reconhecimento não só para mim como para toda a empresa pelo trabalho em conjunto que se faz no fomento de negócios da região”, destacou.
Parcerias
Além da parceria com o REDES, a Vale mantém o convênio com o Sebrae, que está qualificando cerca de 300 micro e pequenas empresas nos estados do Pará, Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão e Mato Grosso do Sul. No Pará, desde o início do convênio, assinado em dezembro de 2014, já foram realizadas 27 treinamentos em diversas áreas de gestão empresarial para representantes de 92 empresas de Belém, Marabá, Parauapebas, Canaã, Ourilândia, Tucumã e Curionópolis, cidades paraenses onde a Vale está presente.
As parcerias com a REDES e o SEBRAE são mantidas pela Vale, por meio do seu programa Inove. Criado em 2008, o Inove atua em quatro pilares voltado para o desenvolvimento de pequenos e médios fornecedores que são: capacitação de empresas, fomento de negócios; aumento de competitividade e interfaces com instituições locais.
Dentro do pilar de competitividade o principal produto é o InoveCapital, que tem como objetivo oferecer linhas de crédito com taxas mais vantajosas em relação ao mercado. Desde o início do programa foram liberados cerca de R$ 3,8 bilhões em crédito, em parceria com instituições financeiras, beneficiando aproximadamente mil empresas de pequeno, médio e grande porte que fornecem para a Vale. Com todas estas ações, a empresa busca ter uma cadeia de fornecedores mais competitiva e, com isso, aumentar cada vez mais o índice de compra de produtos e serviços localmente.
Vencedores do Prêmio REDES de Desenvolvimento 2015 (por categoria):
Categoria Absolutus: Vale, Norte Energia e Hydro
Categoria Percentum:Dow Corning, Celpa e Norte Energia
Profissional do Ano 2015: Bruno Victorasso ( Vale)
Case de Desenvolvimento de Fornecedor: Dow Corning
Comentários com Facebook