Poucas coisas são tão irritantes quanto o frizz, e pra se ver livre do efeito arrepiado vamos te dar quatro dicas para amenizar o problema. Mas antes , vamos entender:
O que é?
O frizz pode ter várias causas e acaba sendo um reflexo de algo não está bem no cabelo, porque se o cabelo está quebrando, por exemplo, ele “arrepia”. Então fique ligado no excesso ou a falta de umidade, a eletricidade estática, o ressecamento dos fios, a porosidade, as cutículas abertas, o atrito (como a toalha que usamos pra enxugar os fios, por exemplo ) e as variações climáticas.
O que fazer então?
Investir em uma rotina de tratamentos que evite a formação do frizz e, ao mesmo tempo, usar produtos que ajudem a disfarçar e reduzir o problema seja porque ajudem na prevenção da quebra. Confira as dicas:
1. HIDRATAR E NUTRIR: se o cabelo estiver ressecado, o frizz vai dar as caras, então trate de hidratar os fios. Aposte em produtos que tenham glicerina na formulação, já que ela ajuda não só a atrair, mas a manter a umidade dos fios. Já a nutrição age em 3″frentes”, já que disfarça e minimiza o frizz existente, e previne a formação de um “novo frizz”.
Nutrir os fios ao menos uma vez por semana, no caso dos cabelos mais secos, ajuda muito a resolver o problema.
O óleo de coco também é excelente, pois consegue penetrar bem nos cabelos, e pra que o efeito seja melhor o ideal é fazer a aplicação a noite, porque é preciso que, pra que os benefícios sejam máximos, ele fique nos fios por, pelo menos, 8 horas.
2. LAVAR OS CABELOS CORRETAMENTE: o cabelo não é forte como a gente pensa, cabelo é frágil e se quebra facilmente, e quando estamos lavando os fios, eles estão esticados ao máximo, então qualquer coisa que você faça de forma mais agressiva vai fazer com que o fio quebre. A regra, então, é lavar os fios com delicadeza, desembaraçar com cuidado e pentear devagar.
Quando for remover o excesso de umidade com a toalha, apenas aperte o cabelo, e com cuidado. Não é pra esfregar a toalha no cabelo e muito menos torcer, como a gente costuma fazer. É que esse atrito é uma das causas do frizz e, a depender da intensidade, pode quebrar o cabelo.
3. FORÇA EXTRA: Invista em aminoácidos, o “espinafre capilar”, pra fortalecer o cabelo, porque quanto mais forte ele estiver, menor será a quebra e, consequentemente, o frizz.
4. USE UM BOM ÓLEO FINALIZADOR! Os óleos finalizadores dão uma “assentada” imediata, reduzindo o arrepiado, além de ajudarem no brilho dos fios. E não esqueça que quando forem secar o cabelo, não esqueçam de usar um protetor térmico, melhor ainda se tiver ação defrizante.
(Fonte:DOL)
Comentários com Facebook